Estação do ano: por que muitas orquídeas gostam do inverno

mesa de centro

Se você tem Phalaenopsis em casa, é bem possível que você tenha visto que elas adoram o inverno, dependendo da sua região, dando flores bem nesta época! Isso acontece porque o inverno brasileiro (especialmente do centro-sul do país) não atinge frios extremos, garante uma boa amplitude térmica (tardes mais quentes e noite geladinhas), e ainda não costuma ter ventos muito gelados – e se tiver, basta protegê-las em locais fechados!

 

As Phalaenopsis dão flores após um período de frio, e isso é um fator importante nas nossas estufas aqui no Sítio Kolibri. No entanto, a incidência mais fraca do sol no inverno também colabora para evitar o sol forte, o que se torna um outro fator igualmente importante para que as orquídeas gostem do inverno e gerem flores.

 

O grande segredo para que as orquídeas fiquem bem no inverno é evitar o ressecamento. Como chove pouco no inverno em muitas regiões do Brasil, o tempo seco pode ser um problema: basta regar com mais frequência caso o substrato fique muito seco!

Estação do ano: por que muitas orquídeas gostam do inverno

É por isso que muitas Phalaenopsis gostam do inverno:

O inverno traz condições propícias para que elas deem boas floradas. Isso pode não acontecer caso a sua orquídea tenha sido adquirida um pouco antes da estação mais fria do ano: aí vai ser difícil ela dar flores depois que a florada anterior acabou de passar tão recentemente. Neste caso, continue cuidando bem dela: pode ser que no próximo ano ela gere lindas flores com o tempo frio!