5 coisas para fazer com as orquídeas na primavera

A primavera está chegando! Mesmo que o calor já tenha vindo com tudo no inverno do nosso país tropical, o fato é que com a nova estação chega mais tempo de luz solar, e isso pode fazer toda a diferença para as suas orquídeas! Portanto, sabia que é possível tomar algumas atitudes para melhorar a qualidade de vida delas? Assim você garante que uma florada virá mais rapidamente!

Confira algumas medidas importantes para tomar em relação às orquídeas na primavera:

 

1- Aumente a sombra!

Que tal comprar uma tela de sombreamento? Se o local onde ficam as suas orquídeas passa a ter mais luz do sol, mesmo que indireta, pode fazer toda a diferença aumentar a sombra. Caso seja uma orquídea dentro de casa, você pode caprichar um pouco mais na cortina, seja acrescentando mais tecido ou apenas deixando-a mais tempo fechada!

 

Folhas: regar orquídeas não pode se tornar um bicho de sete cabeças

2- Aumente as regas com cuidado

Com o tempo mais seco e quente, é possível que a sua orquídea queira mais água! Mas isso não significa que você deva aumentar a rega de qualquer maneira. A melhor forma de cuidar das orquídeas na primavera é checando o substrato: coloque o dedo e verifique se a humidade está boa ou se ela está mais seca. Se for o caso, é só aumentar a frequência: pode ser que você acabe regando três ou até quatro vezes na semana!

 

3- Permita o ar fresco da noite!

Mesmo que os dias fiquem mais quentes, é possível que as noites continuem mais frescas. Então, que tal levar as suas orquídeas para tomar um ar fresco noturno? Você pode movê-las para a varanda após o sol se pôr, ou então abrir a janela para entrar aquela brisa mais fresca! As orquídeas gostam quando a variação de temperaturas é um pouco maior, portanto podem se beneficiar quando o vento não é forte.

 

4- Que tal cortar as hastes?

Se as suas orquídeas na primavera estão terminando uma florada, você pode cortar as hastes totalmente quando as flores caírem! Com isso, você poupa uma possível haste secundária com flores mais fracas, e garante um período de hibernação mais revigorante: aí, no ano que vem, próximo do inverno, tem mais chances de que ela obtenha uma florada bem bonita!

 

machas e manchinhas amarelas nas folhas das orquídeas Phalaenopsis

5- Fique de olho nas manchas

É comum que, com maior presença do sol, as folhas das orquídeas Phalaenopsis passem a ter mais manchas, pois o sol pode causar algumas manchinhas amarelas. No entanto, é importante ficar de olho: como há manchas parecidas causadas por outras pragas, é comum que as pessoas acabem não dando valor a elas! O segredo é verificar se as manchas estão crescendo com o tempo: se for esse o caso, você pode usar fungicidas ou até mesmo cortar a folha para evitar que a doença se espalhe!