Othonna Capensis: tudo sobre como cuidar da suculenta “Colar de Rubi”

Othonna Capensis - Colar de Rubi

O nome dela é Othonna Capensis, mas pode chamar de Colar de Rubi! Conhecida no Japão pelo nome de “Sigetu”, ela é original da África do Sul e vem encantando cada vez mais pessoas no mundo todo como uma das plantas da “família das Suculentas”. Aqui no Sítio Kolibri, ela faz parte da linha Laris!

Mas você deve estar se perguntando: como cuidar da Othonna Capensis? Qual a melhor forma de tomar conta do Colar de Rubi?

A boa notícia é que não é difícil cuidar dela em casa, e apenas alguns cuidados básicos podem ser o suficiente para que sua plantinha fique saudável. Então vamos ver alguns desses cuidados.

 

Pendente e com flores

A primeira coisa que precisamos saber sobre esta planta é que ela é do tipo pendente, e pode dar pequenas flores amarelas algumas vezes ao ano. A forma como as folhas nascem faz com que ela se espalhe pelo lugar ou forme uma queda do vaso. Na natureza, é uma planta que se espalha pelo chão! Por ser da família Asteraceae, ela tem proximidade com as do gênero “Senecio”, que possui o famoso “Golfinho”. Por isso elas são plantas parecidas.

 

Pouca rega

A melhor forma de regar a Othonna Capensis é com base no solo: se estiver seco, umedeça bastante. Depois, espere que ele fique totalmente seco! Isso mesmo: o Colar de Rubi não gosta de muita água e gosta de períodos sem ela. Afinal, como a maioria das suculentas, ele absorve bastante água e pode ver suas raízes apodrecer se receber regas muito frequentes.

Othonna Capensis - Colar de Rubi

 

Muita luz e pouco sol

A Othonna Capensis adora luz abundante e precisa ser iluminada, mas não se dá bem debaixo do sol forte e do calor. Por isso, o ideal é que ela fique na sombra, sem receber sol direto, embora o sol do começo da manhã ou do fim de tarde sejam bem-vindos a ela. Você vai perceber que a Colar de Rubi cresce em direção à luz, por isso elas podem ficar com formatos estranhos se estiverem em locais com muita sombra. Aquele espaço externo e coberto é o local perfeito para ela. Durante os meses mais quentes ela deve reduzir seu crescimento, embora dificilmente fique em estado de hibernação no clima brasileiro.

 

Fertilizante de vez em quando

Se quiser usar fertilizante no seu Colar de Rubi, você pode aplica uma ou duas vezes ao ano, apenas para auxiliar na obtenção de nutrientes, mas não há necessidade de fazer isso com frequência. Você pode usar fertilizante comum para suculentas.

 

Poda anual

Uma vez por ano, você provavelmente vai querer podar sua suculenta Colar de Rubi, especialmente nos pedaços de caule que perderem as folhas, ou para deixá-la com o volume que você quer. Então utiliza uma tesoura e “acerte as pontas” da sua planta se for da sua preferência.

 

Agora, você já está com tudo que precisa para cuidar da sua Othonna Capensis. Boa sorte, e que a sua casa seja invadida pelo sentimento bom que as plantas trazem!