Phalaenopsis com folha murcha: o que fazer?

Você já teve que lidar com uma Phalaenopsis com folha murcha?

A primeira coisa que você precisa saber é que esse problema indica, essencialmente, falta de hidratação. Os motivos podem ser:

1- Pouca rega

Se ela deu uma florada, é possível que você tenha errado na frequência da rega! Afinal, quando dá flor, a orquídea exige um pouco mais de água. Procure aumentar a frequência de uma para duas vezes por semana. Fique atento! Muitas vezes temos receio de regar as orquídeas porque aprendemos que elas não gostam de água, mas na verdade o que elas não gostam é de água parada nas raízes, então não se acanhe em aumentar a rega, desde que a água possa escorrer. Analise como está o vaso ou cachepô. Muitas vezes, até mesmo quando amarradas em troncos de árvores as orquídeas podem ter algum espaço de acúmulo de água.

2- Substrato velho

Pode ser que o substrato esteja velho, e com isso a raiz perdeu a capacidade de absorver nutrientes. Para resolver isso, basta trocá-lo. Compre o seu preferido e faça a troca. Se for possível mudar o vaso, faça isso também. Mas ATENÇÃO: faça isso apenas se a Phalaenopsis não estiver com flor. Se houver flor, não se deve trocar de vaso ou substrato.

Para saber escolher o melhor sustrato: http://sitiokolibri.com.br/substrato-para-orquideas-carvao-chips-de-fibra-de-coco-ou-musgo-qual-e-melhor/

 

3- Falta de nutrientes

Mesmo que você não precise trocar de substrato, talvez seja uma boa ideia aplicar um adubo, como o fertilizante NPK-10-10-10N ou PK-20-20-20. Apenas algumas aplicações semanais já devem recuperar a sua orquídea. Fique de olho e pare de adubar quando verificar melhoras nas folhas.

5 Dicas sobre adubação: http://sitiokolibri.com.br/5-segredos-adubacao-de-orquideas/

Nesse vídeo Carol Costa ensina a fazer adubo caseiro orgânico