Quando trocar a orquídea de vaso?

Muita gente ainda tem dúvidas sobre como e quando trocar a orquídea de vaso. Nós já ensinamos aqui no Sítio Kolibri as maneiras de fazer essa troca, mas às vezes é difícil de saber quando isso deve ser feito. Afinal, será que é só esperar acabar a florada para tirar a orquídea do vaso de plástico no qual ela chegou?

Primeiramente, vale a pena destacar que a troca de vaso não deve ser feita durante a florada, já que a mudança de espaço pode gerar um choque na planta, e como a florada demanda muita energia, a planta pode não suportar a mudança.

No entanto, não há necessidade de trocar a orquídea de vaso dentro de alguns anos após a compra da planta. As raízes da Phalaenopsis se dão bem em espaços mais apertados, e você verá que elas podem desenvolver raízes aéreas conforme seu desenvolvimento.

O grande segredo é prestar atenção no desenvolvimento da orquídea ao longo do tempo: algumas vezes, as raízes ficam tão apertadas que é possível verificar no vaso transparente o quanto elas não conseguirão crescer. No entanto, um dos principais motivos para a troca do vaso costuma ser o “apodrecimento” das cascas de pinus que funcionam como substrato: quando isso for percebido, aí sim será necessário trocar de vaso!