Dicas básicas, Pragas e doenças, Substrato

5 cuidados com orquídeas que variam conforme o gosto do freguês

Como cuidar, o que fazer, onde colocar… os cuidados com orquídeas são sempre cheios de regras, né? Mas acontece que essas regras nem sempre são fixas: muitas delas podem mudar conforme o “gosto do freguês”.

Essas possibilidades nos cuidados com orquídeas geralmente ocorrem por dois motivos: o primeiro é que as possibilidades são muitas, e existem muitos produtos e formas de cuidar. O segundo motivo tem relação com o clima e o ambiente da sua casa: locais mais quentes ou mais úmidos podem interferir na forma como as orquídeas respondem aos cuidados, e aí cabe a você perceber como cuidar melhor delas.

Vamos conhecer os elementos de cuidados com orquídeas que variam conforme o gosto do freguês? Confira:

1- Substrato

Casca de pinus, fibra de coco, pedra brita, carvão, esfagno… o que mais tem é opção de substrato para suas orquídeas! No fim das contas, o melhor substrato é aquele com o qual você se sente mais confortável. Afinal, varia a forma de absorção de nutrientes, a frequência de rega e também a sua forma de lidar com suas orquídeas.

Com o tempo e a experiência, você certamente vai descobrir seu substrato preferido!

2- Corte de Haste

Quando as flores se vão, o que você faz com a haste? Tem quem prefira cortar tudo, mas tem quem corte só acima do terceiro nódulo. Muitos preferem deixar secar para depois cortar, enquanto outros deixam a haste seca “tal qual a natureza”. Não tem regra: fica ao gosto do feguês!

3- Mudança de lugar

Acabou a florada: você tira a orquídea da sala? Começou a florada: você leva o vaso para outro lugar? Ou estão sempre no mesmo local? Tem quem prefira colocar as orquídeas para dentro de casa no inverno, evitando o clima gelado (isso é ideal para a turma do sul, especialmente se tiver neve ou geada). Mas se fizer muito calor na sua região, talvez seja melhor levar para um local fresco justamente no verão (com mais sombra, quem sabe).

O fato é: os lugares onde você coloca suas orquídeas variam muito conforme o gosto do freguês.

4- Cuidados com as folhas

machas e manchinhas amarelas nas folhas das orquídeas Phalaenopsis

Você passa antifúngico nas feridas com fungos, ou vai direto com a tesoura e corta a folha? Tem gente que limpa as folhas de orquídeas com um pano, mas há quem passe algum tipo de óleo – e ainda tem aqueles que deixam a folha mais “sujinha”, retirando apenas o que sair com a água da rega.

Cada um tem um jeito de cuidar das folhas.

5- Remédios para pragas

Existem fungicidas, formicidas e outros remédios contra pragas que você encontra nas lojas de jardinagem. Mas também existem as receitas caseiras, que usam desde sabão de coco até vinagre, e que podem fazer a diferença no combate às pragas!

O estilo de cada um determina a forma de combater as pragas. E até mesmo a ideia de combatê-las, já que algumas pessoas optam por descartar as orquídeas com muitas doenças, preferindo adquirir novas plantas. É você que escolhe!