Pragas e doenças

5 macetes para cuidar de orquídeas – que você nunca pensou!

A gente já viu todo tipo de dica para cuidar de orquídeas, não é mesmo? Já falamos sobre substratos, raízes, vasos, e muito mais. Mas que tal conhecer algumas dicas que podem ajudar a melhorar os cuidados com elas? Essas dicas não têm relação com a planta em si, mas com a forma como podemos cuidar.

Confira algumas e veja se você pode colocar em prática:

1- Alarme no celular para lembrar das regas

Se você se esquece de regar suas orquídeas, um dos macetes clássicos é colocar um alarme nos dias e horários que cabem na sua rotina. Assim você se lembra de hidratar as plantas.

2- Fotos dos momentos marcantes

Você pode tirar fotos dos momentos marcantes da sua orquídea! Isso significa não apenas fotografar a florada bonita, mas o surgimento de raízes, hastes e folhas, ou apenas a forma como ela se desenvolve. É muito legal olhar depois e ver o quanto elas cresceram!

3- Aquela “molhadinha rápida” na pressa

Se o tempo estiver muito seco ou quente, talvez a rega semanal não seja o suficiente. Mas se você não tem tempo extra na correria da semana para molhar a orquídea além daquele dia específico, não tem problema jogar alguns mililitros de água no vaso, pois só um pouquinho já vai dar umidade e não vai exigir que a água seja escoada.

4- Pano macio para limpar

Acredite: aquela poeira nas folhas pode atrapalhar a fotossíntese, e ainda é um banquete para o surgimento de pragas, especialmente ácaros! Limpe sempre com um pano úmido e macio (para não machucar).

5- Coloque a orquídea na chuva!

Viu que vai chover e precisa regar as orquídeas? Pegue os vasos, coloque no chão, ou no jardim, ou algum lugar onde elas possam tomar chuva, e deixe lá. Elas serão regadas de uma forma que contribui muito para economizar água e ainda vão receber uma água que pode vir com mais nutrientes.