Pragas e doenças
Deu formiga no vaso de orquídea?
Um tipo de “praga” que pode aparecer nas orquídeas Phalaenopsis é a formiga! Isso mesmo! Elas muitas vezes se sentem atraídas pela seiva da orquídea, ou encontram no vaso de substrato um ambiente para fazer o ninho. A princípio, pode não ser um problema grave para a flor, mas talvez você não queira tantos bichinhos competindo com ela.
Se deu formiga no vaso de orquídea, existem algumas medidas que podem ser tomadas para combatê-las.

Vamos ver quais são.
Você pode fazer uma receita caseira à base de sabão de coco e querosene! Já ensinamos esta receita aqui no blog! No entanto, é uma daquelas medidas que dá bastante trabalho. Por isso, nem todos podem se sentir dispostos a isso.
Regue a orquídea com água abundante. Isso mesmo: a água pode ajudar a levar as formigas para longe, especialmente se ela estiver no vaso.
Use borras de café! As formigas não são muito fãs do café, então você pode pegar o pó de café úmido (que fica no filtro após fazer a bebida) e simplesmente colocar no vaso. Ele ainda funciona como um bom fertilizante!
Você também pode colocar cravos-da-índia no substrato da orquídea para espantar as formigas. Elas também se espantam com o cheiro desta especiaria, que não causa nenhum dano às plantas. Basta espalhar alguns cravos no substrato, que elas vão embora!
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
Ações possíveis no “Outubro Rosa”
No mês de outubro, o Brasil realiza uma das campanhas mais importantes para a saúde da mulher: o Outubro Rosa. Veja mais:

5 mitos sobre regas das Phalaenopsis
Mas infelizmente ainda tem muita gente que espalha mitos sobre regas das Phalaenopsis por aí. Vamos ver alguns deles?

5 formas de proteger orquídeas!
Sabemos que uma coisa que podemos fazer é proteger orquídeas, certo? Confira algumas dicas de como fazer isso:
