Dicas básicas, Pragas e doenças, Sinais de alerta

“Minha orquídea nunca mais deu flores”

Infelizmente, temos relatos assim: “ganhei uma orquídea Phalaenopsis, a florada foi linda, mas depois disso ela nunca mais deu flores”. E agora? O que fazer? Será que ela está doente?

Fique tranquilo. Vamos dar algumas dicas para você que tem aquela orquídea que nunca mais deu flores. Quem sabe ela não começa a dar mais resultados?

De quanto em quanto tempo vem a florada?

Muita gente que reclama que a orquídea nunca mais deu flores não se dá conta de que se passou apenas seis meses ou um pouco mais da primeira florada. Se for assim, fique tranquilo! Pode ser apenas que a sua orquídea esteja hibernando de forma saudável.

No entanto, se faz MAIS DE UM ANO da florada inicial, e mesmo assim sua Phalaenopsis nunca mais deu flores, confira algumas dicas:

1- Verifique se a sua orquídea está saudável: ela tem as folhas verdes? Estão nascendo mais raízes e tem folhas novas brotando? Se isso estiver acontecendo, significa que ela está se desenvolvendo. Se ela nunca mais gerou raízes ou folhas, talvez seja o momento de aplicar uma quantidade maior de fertilizantes!

2- Evite fertilizantes demais: muita gente reclama que a orquídea parou de dar flores e não se dá conta de que está aplicando muitos fertilizantes. Isso ocorre quando se aplica adubo pronto, comprado em lojas especializadas, mais de uma vez ao mês. Geralmente, se o adubo é orgânico e feito de forma caseira, é pouco provável que haja um excesso de nutrientes, mas se for um NPK 10-10-10, por exemplo, você pode ficar uns dois meses sem aplicar nada, e só então voltar a aplicar fertilizantes mensalmente.

3- Você cortou a haste? Se após a florada da sua Phalaenopsis, você decidiu cortar a haste inteira, vai demorar um pouco para que ela dê novas flores, pois será necessário usar muita energia, preferencialmente nos tempos mais frios, para desenvolver uma nova haste.

4- Aposte no tempo frio! Sim, as novas hastes (e as novas floradas) chegam quando o clima está mais frio. Então, você pode estimular floradas se mantiver sua orquídea em local externo durante o inverno. A única exceção fica para locais muito frios (como as serras Gaúcha e Catarinense), já que as orquídeas não gostam de frio demais. Mas o friozinho da madrugada mais comum na maior parte do Brasil pode ser um ótimo estímulo!

5- Module a rega: pode ser que você esteja regando sua orquídea demais! Tem gente que rega todos os dias, e não é necessário: as raízes precisam “respirar” um pouco e podem ficar secas por alguns dias, pois isso é até saudável! Há aqueles que regam de menos, com medo de encharcar as raízes… então o segredo é: regue com MUITA água, de forma a umedecer todo o vaso, e deixe a água escorrer, fazendo isso de uma a duas vezes na semana, no máximo três (se o tempo estiver muito seco).

Que tal as dicas? Depois, você não vai poder dizer que a orquídea nunca mais deu flores!