Pragas e doenças
Orquídea borocoxô: o que fazer?
“Borocoxô = macambúzio, desanimado, entristecido, tristonho, acabrunhado”.
Infelizmente, algumas orquídeas ficam um pouco assim, não é mesmo?
Se a sua orquídea está triste e acabou ficando meio murchinha, vamos a algumas coisas que você pode fazer por ela!
1- Que tal colocar um musgo esfagno?
O esfagno é um musgo que aumenta a umidade na raiz da planta! Se ela estiver muito seca, ele pode aumentar a umidade nas raízes e ajudar a deixá-la menos borocoxô!
2- Faça uma aplicação caprichada de fertilizante
Pegue aquele NPK 20-20-20, ou então um bokashi bem caprichado, e coloque bastante na sua orquídea macambúzia! Assim, ela vai pegar aqueles nutrientes para se recuperar.

3- Passeie pela casa por alguns dias
Se a sua orquídea está numa sombra maior, que tal passear pela casa com ela? Faça o seguinte durante duas semanas: deixe-a no local onde bate sol pela manhã, depois retire-a na hora do almoço e coloque no local onde bate sol no fim de tarde. Assim, aos poucos, ela vai pegando mais sol nos períodos em que ele não afeta as folhas. Depois de algum tempo, você não precisa ficar “zanzando” pela casa com uma orquídea, pois ela vai estar boazinha!
4- Passe a tesoura com gosto!
Dependendo do nível de acabrunhamento da sua orquídea borocoxô, pode ser uma boa ideia pegar uma tesoura e corta o que estiver ruim nela: aquela folha cheia de pragas, ou aquelas raízes secas e podres (faça isso na troca de vaso!), e até mesmo aquela haste seca ou fina demais que provavelmente não vai vingar com flores. Assim você garante uma flor mais forte no longo prazo, mesmo que na hora ela pareça meio “decapitada”! Mas esses cortes podem trazer benefícios depois!

Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
Ações possíveis no “Outubro Rosa”
No mês de outubro, o Brasil realiza uma das campanhas mais importantes para a saúde da mulher: o Outubro Rosa. Veja mais:

5 mitos sobre regas das Phalaenopsis
Mas infelizmente ainda tem muita gente que espalha mitos sobre regas das Phalaenopsis por aí. Vamos ver alguns deles?

5 formas de proteger orquídeas!
Sabemos que uma coisa que podemos fazer é proteger orquídeas, certo? Confira algumas dicas de como fazer isso:
