Orquídea murchando? Veja o checklist completo para conferir o que está errado!

Aos que amam as flores, é difícil ver algo mais triste do que a orquídea murchando. Infelizmente, isso pode acontecer devido a vários fatores, e por isso decidimos criar uma lista de itens a serem observados no momento em que isso estiver acontecendo.

 

Antes de estabelecer o checklist para a orquídea murchando, precisamos compreender que isso pode ser natural, e nem sempre é motivo de preocupação. Muitas vezes, pode significar apenas o início de um novo ciclo para a plantinha, caso ela fique “murchinha” por alguns dias. Portanto, o primeiro segredo para lidar com a orquídea “descontente” é não se desesperar. Pegue o checklist abaixo e confira cada item!

 

O checklist completo para a orquídea murchando:

 

A frequência da rega

Com que frequência você está aguando a sua orquídea? Ela pode estar murcha por sentir falta de água – ou o excesso! Muitas vezes, na crença de que as orquídeas não gostam tanto de serem regadas faz com que as pessoas evitem até demais. O ideal é molhar uma vez por semana, mas há momentos em que ela “pede” por mais água, desde que ela não fique acumulada nas raízes. É por isso que ter uma orquídea exige observação, porque é preciso “entender” a sua planta.

 

Raízes apodrecendo

Se você deixou acumular água no vaso, é possível que as raízes estejam apodrecendo, e isso pode ser o motivo para ela estar murcha. Por isso, mais do que deixar a água escorrer displicentemente, é preciso estar atento aos locais onde essa água pode acumular, já que o próprio vaso ou substrato podem eventualmente acumular em algum espaço. Lembre-se de cortar as raízes que estiverem com aquela coloração feia!

 

Substrato bom

Muitas vezes a orquídea pode ficar tristonha porque não está mais feliz com o substrato dela. Geralmente, os substratos duram até quatro anos, e só então precisam ser trocados. Mas não custa dar aquela espiada nele e garantir que não há nada podre ou “se desfazendo”. Pode ser que a sua orquídea seja realmente mais antiga, aí ela pode ficar mais feliz em um substrato novo!

Iluminação natural

Muitas vezes, especialmente após a florada, as orquídeas podem dar aquela murchada e começar a brotar um “keiki”, que é aquele broto novo, especialmente se a haste secar. E geralmente isso acontece quando ela não está exposta a muita luz natural. Portanto, se a iluminação natural para a sua orquídea é mais reduzida, é possível que ela murche antes de retomar seu crescimento. A sugestão é tentar levar para um local mais iluminado!

 

Tempo de florada

Se a sua orquídea murchou um pouco logo após ter passado um bom tempo florida, ela muito provavelmente está saudável! É comum que algumas orquídeas percam um pouco da vitalidade após a demanda energética das flores. Geralmente, após alguns dias tristonha, ela voltará a crescer, seja brotando uma nova florada, dando vida a novos brotos ou permitindo que surja uma nova haste. Isso será ainda melhor se a orquídea tiver boa rega e um pouco de nutriente de adubos naturais ou comprados em lojas especializadas (como os do tipo NPK).

 

Portanto, sempre que você presenciar sua orquídea murchando, lembre-se do nosso checklist e confira item por item antes de dar um diagnóstico definitivo!