Pragas e doenças

Orquídea com mancha nas pétalas: o que fazer?

Mancha nas pétalas? Infelizmente, muitas orquídeas podem apresentar aqueles pontinhos escuros espalhados pelas flores, e isso pode se tornar um problema se não tomarmos cuidado. Mas, afinal, o que é essa mancha nas pétalas? A resposta é simples: é um tipo de fungo! E como quase todo tipo de fungo, é difícil combate-lo, mas não impossível!

Confira abaixo o passo a passo que vai explicar como acabar com a mancha nas pétalas da sua orquídea!

 

1- Verifique o tipo de mancha

As manchas que caracterizam o fungo, também conhecido como Botrytis ou “Mofo Cinzento”, são bolinhas escuras que começam a se espalhar nas pétalas. Se estiver em fase avançada, essas bolinhas se unem e se tornam uma grande mancha! Apesar de atacar as flores, esse fungo não costuma matar a planta como um todo, mas pode passar de uma orquídea à outra caso as flores estejam muitos próximas!

 

2- Faça uma solução de hidróxido de cobre

O melhor remédio contra o fungo é o hidróxido de cobre. Você pode adquirir o produto diretamente em uma casa de produtos de jardinagem ou agricultura. Depois, é só diluir 2ml de hidróxido de cobre em 1 litro de água. O produto tem uma coloração azul, e a água ficará com uma tonalidade de azul bem clara.

Outra opção é já adquirir o hidróxido de cobre já diluído em produtos prontos, como fertilizantes.

Orquídea com mancha nas pétalas: o que fazer?

 

3- Borrife o hidróxido de cobre

Depois de fazer a solução, coloque-a em um borrifador e aplique o hidróxido de cobre diluído em todos os cantos das flores (na frente, atrás, dos lados). Procure fazer isso em um horário mais fresco do dia (pela manhã ou à noite). A aplicação do produto deve ser feita uma vez por semana. Após duas ou três semanas o produto já terá tido o efeito necessário.

 

4- Aguarde as próximas floradas!

Infelizmente, a aplicação do produto não vai acabar com a mancha nas pétalas da sua orquídea. Ela simplesmente vai paralisar a proliferação do fungo e impedir as manchas nas próximas floradas! Para evitar a contaminação de outras orquídeas, deixe a que estiver manchada em um local separado das outras.

 

5- Fique de olho

Infelizmente o fungo pode retornar, inclusive nas floradas seguintes. Por isso, é importante ficar de olho quando a nova florada surgir. Pode ser uma boa ideia aplicar o hidróxido de cobre preventivamente no início na nova florada!