Pragas e doenças

Orquídeas e o aquecimento global

O mundo está vivendo mudanças climáticas drásticas devido aos efeitos do aquecimento global. Cada vez mais o clima nos proporcionará episódios extremos, e afetará as estações do ano.

E como ficam as orquídeas?

Assim como todas as plantas, as orquídeas também devem sofrer com as mudanças climáticas. Preservá-las será muito importante para manter o equilíbrio da natureza, visto que as orquídeas têm a capacidade de absorver grandes quantidades de dióxido de carbono, evitando assim seu excesso na atmosfera (já que é o gás que mais contribui para o aquecimento global).

No que diz respeito às orquídeas como um todo, as instituições científicas deverão adotar diferentes estratégias para proteger as que estão na natureza, seja criando orquídeas em ambientes controlados, como estufas, e conservando as florestas como habitat natural.

O que podemos fazer em casa?

Nós, em casa, podemos ajudar a proteger as orquídeas das mudanças drásticas no clima. No verão, quando o calor e a incidência do sol forem fortes demais, que tal levar as orquídeas para a área interna? No inverno, fique de olho na previsão do tempo e tire as orquídeas nos dias de geada. Para estimular a floração, você também pode levar as orquídeas para fora nos dias mais frescos do inverno, a fim de estimular a criação das hastes, mas evite que elas fiquem em um ambiente quente demais.

Cuidando bem das nossas orquídeas, vamos contribuir ainda mais com o meio ambiente.

Um pouco mais sobre o aquecimento global

Fenômeno caracterizado pelo aumento da temperatura média do planeta Terra, o fenômeno do aquecimento global ocorre porque há uma grande quantidade de gases (como o dióxido de carbono e metano) que formam a camada capaz de aprisionar parte do calor do Sol na atmosfera terrestre. Esses gases são emitidos cada vez mais pela queima de combustíveis fósseis, desde a emissão de gases pela indústria até a queima de petróleo para o funcionamento das máquinas, por exemplo. Se não fossem esses gases agindo de forma natural, a Terra teria uma temperatura média de -17º C.

No entanto, desde a revolução industrial, quando a população começou a usar intensivamente o carbono, imensas quantidades de dióxido de carbono, metano e outros gases passaram a ser despejados na atmosfera. Foi isso que fez com que somente nos útimos 100 anos a temperatura da Terra tenha aumentado em 0,7 graus. Gradativamente, esse aumento altera as condições climáticas em todo o planeta – mesmo que pareça pouco para nós quando pensamos apenas em questões relacionadas à nossa rotina. O derretimento das calotas polares, furacões e ciclones ficam mais intensos e destrutivos, bem como outras condições extremas, desde alagamentos a secas.

(imagem de destaque) Image by user6702303 on Freepik