Por que as Phalaenopsis murcham? Entenda!

Aquela Phanalenopsis linda que você comprou, ganhou ou cultivou, finalmente deu flores, encantou a sua casa por muitos dias, e depois perdeu a florada, certo? Você já se acostumou com o ciclo das flores e está tudo bem. Só que aí vem aquela imagem terrível: após a queda das flores, as folhas murcham e parece que a sua Phalaenopsis vai morrer, certo? E aí você se pergunta: por que as Phalaenopsis murcham?

 

O verdadeiro motivo:

Antes de se assustar com as folhas murchas e achar que tudo está perdido, é preciso entender por que as Phalaenopsis murcham. Elas murcham porque entram em um período de dormência!

 

As hastes com flores demandam energia demais da sua planta. Isso significa que, para suprir toda essa energia, a orquídea faz um esforço tremendo! Quando as flores caem e a haste seca, é como se a planta tirasse um período sabático para se recuperar. Por isso ela pode murchar e parecer fraca.

O melhor remédio:

Não adianta adubar, molhar, trocar de lugar ou inventar moda. O que a sua planta precisa é de tempo! Por isso, o segredo aqui é simplesmente colocar em um lugar adequado e manter a rega normal da sua Phalaenopsis. Isso depois de cortar a haste seca! Em alguns dias, você verá que ela vai começar a brotar novas raízes e mostrar desenvolvimento. Deixe para aplicar adubos e fertilizantes neste momento!

 

Leia aqui sobre Hibernação!