Pragas e doenças

Por que colocar a orquídea no local mais fresco

Muita gente fica confusa quando falamos sobre a ideia de colocar a orquídea no local mais fresco. Hoje, vamos falar um pouco mais sobre isso.

Quando damos dicas de como cuidar das orquídeas, sempre destacamos a importância de colocar as orquídeas no local “mais fresco” da casa. Mas, afinal, o que isso significa?

Para muitas pessoas, esse tipo de dica não faz muito sentido. Ora, o que é o local mais fresco? Ele pode variar. E às vezes é a sacada, onde a orquídea pode receber muito vento.

Acontece que, em muitas casas desse país de tamanho continental, é comum que algumas pessoas acabem colocando as orquídeas em locais que recebem calor em demasia em algum horário do dia, e isso pode ser danoso às flores e folhas da orquídea Phalaenopsis. Afinal, as orquídeas do Sítio Kolibri chegam a todas as partes do Brasil, e há locais mais quentes que outros.

Colocar em uma sala onde há uma cortina que evite o sol forte, ou em um local em que a luz entre com menos intensidade. Da mesma forma, nos locais onde costumam ocorrer geadas e até mesmo neve, a orientação é que as Phalaenopsis permaneçam em ambiente interno, pois podem ser afetadas pelo frio extremo.

A questão que você deve observar é: será que sua Phalaenopsis está em um ambiente agradável? Será que a telha metálica ou de amianto não provoca um aumento na temperatura bem na hora do sol forte?

Ambiente como cozinhas e banheiros, por exemplo, podem ser opções interessantes para orquídeas, nas quais muitos não pensam.

É isso que queremos dizer quando falamos de “colocar a orquídea no local mais fresco”.

Quer melhorar os cuidados?

Para que, além do local mais fresco, ela também se desenvolva corretamente, lembre-se de regar semanalmente sem deixar a água acumular, limpe as folhas do pó acumulado e corte as hastes especialmente quando estiverem secas, aplicando fertilizantes mensalmente.

Cuidar das orquídeas Phalaenopsis não é difícil: basta olhar para elas e entender que não são como as plantas comuns na terra, mas não exigem cuidados mais difíceis do que outros tipos de plantas, apenas um pouco diferentes.