Pragas e doenças

Pulgões nas orquídeas: como combater?

Uma das pragas comuns nas Phalaenopsis é o pulgão. Quando tem pulgões nas orquídeas, as plantas ficam enfraquecidas e amareladas. Sabe por quê? Porque os pulgões são insetos sugadores da seiva das plantas.

Sobre os pulgões:

Com 5 milímetros de tamanho máximo, os pulgões se reproduzem rapidamente, já que cada fêmea dá origem a dois ou quatro filhotinhos (ninfas) por dia! Com as temperaturas cada vez mais elevadas, as condições de proliferação dos pulgões aumentam ainda mais, causando dores de cabeça nos amantes de plantas e até mesmo nos agricultores das áreas tropicais do mundo todo.

Os pulgões, além de retirarem a seiva das plantas, ainda injetam substâncias tóxicas nelas, causando danos físicos. Eles também são vetores de viroses, transmitindo mais de centenas de espécies de vírus para as plantas.

Como combater

Se tem pulgões nas orquídeas, a boa notícia que temos é: acabar com eles não é difícil. Vamos, então, aos passos que você deve tomar para acabar com os pulgões.

Passo 1: papel ou cotonete

Pegue um pedaço de papel, lenço ou cotonete, e passe nas folhas que foram atacadas por pulgões. Com isso, você vai remover boa parte deles apenas desgrudando-os das folhas. Em seguida, recomendamos que jogue todos eles no lixo, de preferência passando um pouco de álcool para garantir que eles estarão mortinhos da silva!

Passo 2: óleo ou inseticida

Em seguida, o ideal é aplicar algum tipo de óleo ou inseticida para acabar com os pulgões de vez. Afinal, só a remoção mecânica não vai matar todos os pulgões.

Existem várias receitas caseiras para aplicar contra pulgões (e que matam também cochonilhas, entre outras pragas). Primeiro, vamos falar do famoso óleo de nim (também chamado de óleo de neem).

a) Óleo de nim: encontrado em lojas especializadas, o óleo de nim pode ser comprado já pronto para aplicar, ou em forma original, exigindo que você dilua em água na sua casa. Tendo o produto em um borrifador, aplique o óleo uma vez por semana por 3 a 6 semanas na sua orquídea, até ver os pulgões sumirem!

b) Receitas caseiras: já ensinamos aqui no blog sobre o uso do fumo de rolo! Repetindo: “Ferva 100g de fumo de rolo picado em 1,5 litro de água. Acrescente uma colher de chá de sabão de coco em pó. Espere esfriar e borrife sobre as plantas infectadas”.

Outra receita caseira muito comum é o detergente diluído: dilua 20ml de detergente neutro comum (sem cheiro) em 500ml de água, sempre de forma vagarosa para não formar espuma. Borrife a água com detergente nas plantas, assim como nos casos anteriores, uma vez por semana ao longo de algumas semanas.

Passo 3: Observar e fertilizar

Em seguida, basta seguir com a observação das plantas, para que os pulgões não retornem, e dar prosseguimento à fertilização mensal das orquídeas. Caso ela tenha ficado fraca devido aos pulgões na orquídeas, é o fertilizante que vai voltar a fortalecer a planta!