Dicas básicas

5 coisas para NÃO fazer com a orquídea de presente

Recentemente, recebemos mensagem de uma pessoa que dizia ter realocado sua orquídea Phalaenopsis na terra, logo após receber a flor de presente. “As flores murcharam”, dizia a mensagem. Trata-se de um erro que pode ser comum a muitas pessoas, já que nem todos sabem que as orquídeas não sobrevivem em terra vegetal comum.

Por isso, mesmo sabendo que alguns dos visitantes do nosso blog são orquidófilos conhecedores das plantas, decidimos listar aqueles erros que nunca devem ser cometidos, reunindo algumas informações básicas sobre as Phalaenopsis!

 

1- NÃO coloque a orquídea na terra!

Orquídeas são flores epífitas, ou seja: na natureza, elas vivem abraçadas a árvores, em cima de pedras e outros locais assim. Aqui, estamos falando das orquídeas mais comuns que encontramos no mercado, já que existem milhares de espécies com diferentes características. Por isso, as suas Phalaenopsis vão querer ficar em um ambiente que se pareça com as cascas de uma árvore ou as pedras de uma floresta! É no vaso com cascas de pinus e outros substratos que as orquídeas se desenvolvem, especialmente porque suas raízes precisam de espaço para “respirar” e até mesmo fazer fotossíntese. Então, nada de colocar orquídea na terra como você faz nas plantas comuns!

coisas que você não sabia sobre as raízes da Phalaenopsis

 

2- NÃO coloque sua orquídea no sol

A gente sabe que tem muita planta que adora pegar aquele solzinho. É gostoso tirar algumas plantinhas de dentro de casa, colocar no quintal ou na varanda por algum tempo, só pra “tomar uma cor”, e voltá-las para a sala depois. Ajuda até mesmo para fazer a faxina. Mas você NUNCA deve fazer isso com as orquídeas! O sol pode fazer muito mal a elas diretamente (embora elas adorem um local iluminado). Deixe as orquídeas na sombra, ou no solzinho baixo do fim da tarde e começo da manhã!

 

3- NÃO deixe acumular água

Outro erro básico, porém muito comum, é de pessoas que regam demais as orquídeas e deixam a água acumular. Isso é PROIBIDO! As orquídeas adoram uma boa rega, mas a água precisa escorrer totalmente! Se você deixa suas orquídeas no cachepô, é importante esperar a água escorrer todinha. Se não, melhor ainda: assim você garante que a água vai embora conforme for descendo pelo vaso.

 

4- Regar de menos

As orquídeas, especialmente as Phalaenopsis, podem aguentar um bom tempo sem água. Se você esquecer de fazer a rega por alguns dias, por exemplo, é difícil que ela “reclame”. Mas isso não significa que você deve esperar a orquídea ficar super seca. Procure regar toda semana, e fique sempre atento às raízes, se estão saudáveis e verdinhas (ou acinzentadas).

 

5- Adubar com exagero

Eu sei que você quer que as suas orquídeas estejam sempre saudáveis e bonitas. Todos nós queremos. E os adubos e fertilizantes são ótimos para enriquecê-las com nutrientes, sejam eles orgânicos, prontos para usar ou feitos em casa. Mas não precisa se afobar e sair colocando fertilizante todo dia, o tempo todo! Deixe para aplicar os fertilizantes uma vez por mês, e não mais que isso! É o suficiente para as orquídeas absorverem os minerais e ficarem saudáveis.