Dicas básicas, Raiz, Raízes Aéreas

7 fotos que ensinam dicas de cuidados para as Phalaenopsis

Quer ver mais sobre os cuidados para as Phalaenopsis? Decidimos escolher algumas fotos de orquídeas e dar dicas com base nelas. Que tal?

Vem com a gente:

1- Bora trocar de substrato quando for mudar de vaso? Entre os substratos mais famosos estão as esferas de argila, que ajudam a drenar a água e deixam a orquídea um pouco mais seca, além de servirem como uma “cama” para outros substratos, especialmente em vasos grandes. Se fizer isso, lembre-se de aumentar as regas porque a orquídea vai ficar um pouco mais seca! E não se esqueça de fazer a troca de vaso com muito cuidado para não danificar as raízes saudáveis.

.

2- Raízes muito secas? Use esfagno! Pode acontecer de as raízes das Phalaenopsis ficarem muito secas. Se isso ocorrer, saiba que pode ter sido falta de rega ou excesso de sol direto nas orquídeas! Então, vamos às dicas: primeiro, você pode fazer a troca de vaso ou apenas manter no vaso e colocar esfagno (um tipo de musgo que acumula umidade) como substrato. O esfagno vai ajudar a recuperar as raízes. Depois, você pode aplicar fertilizantes, e junto disso, se possível, tente aplicar água sem flúor, ou seja, vinda da chuva e sem ser direto da torneira.

.

3- É isso que pode acontecer quando você não corta a haste da orquídea: ela pode gerar uma haste secundária. Como vai puxar muita energia da planta, a tendência é que venha uma segunda florada com menos flores. Atente-se sempre ao fato de a haste permanecer verde após a queda das flores.

.

4- Faça uma “UTI” para a orquídea fraquinha! Se você quer dicas de cuidados para as Phalaenopsis, essa daqui é importante: as raízes muito secas, o vaso muito espremido e poucas folhas indicam uma orquídea pouco saudável. Mas você pode recuperar a orquídea! Que tal fazer assim: remova a orquídea do vaso e tire as raízes podres e velhas, deixando apenas as mais saudáveis. Depois, mergulhe a orquídea na água com canela por cerca de 12 horas, colocando-a em seguida em um vaso de esfagno, aplicando fertilizantes no esfagno e deixando esse novo vaso em um local mais protegido e mais úmido. Isso deve ajudar a recuperar bem a sua orquídea!

.

5- Evite molhar o “miolo” da orquídea. Na hora de regar, é importante não deixar acumular água no meio das folhas da Phalaenopsis, pois a água pode contribuir para dar fungos ou apodrecer esta parte principal da flor. Mas não se desespere: isso deve ocorrer apenas se você regar demais, e se a planta estiver muito “em pé”. Caso você molhe sem querer, basta segurar a planta e virar de ponta cabeça, ou até mesmo assoprar e passar um papel, que isso já será suficiente para que a umidade não acumule.

.

6- É normal que a orquídea Phalaenopsis fiquei “feiosa” depois de uma florada bonita. Se você reparar que tem raízes e folhas novas surgindo, é porque ela está saudável e se recuperando do gasto de energia que uma florada representa. Não se preocupe e continue regando bem a sua orquídea!

.

7- Raízes aéreas também são indicadoras de que uma orquídea Phalaenopsis está saudável e se desenvolvendo. Para quem deseja saber sobre cuidados para as Phalaenopsis, é importante compreender que as raízes aéreas podem indicar que a orquídea está em um ambiente um pouco mais seco, mas isso não é um problema, especialmente quando as raízes são acinzentadas e possuem uma ponta verdinha – o que indica saúde e vigor.