Curiosidades, Dicas básicas

9 coisas que você TEM que saber sobre as orquídeas

As informações sobre orquídeas estão por aí, mas às vezes podem nos deixar confusos! Afinal, são muitas coisas, dicas, pequenos dados e outras questões que tornam o cultivo de orquídeas cheio de detalhes.

A verdade é que cultivar orquídeas é sempre mais fácil do que parece, e no fim das contas é tudo uma questão de regar, esconder do sol e ter paciência, já que as orquídeas têm um tempo diferente em comparação com a maioria das flores.

No entanto, decidimos reunir aqui 9 informações rápidas e importantes sobre o cultivo de orquídeas. Elas vão combinar perfeitamente com as regras rápidas – para mandar no zap – que postamos aqui.

Confira:

1- Surgiu um keiki na haste da sua orquídea? Replante apenas quando tiver pelo menos 3 raízes com pelo menos 5 centímetros cada.

2- Orquídea seca demais (geralmente quando mantidas em condições ruins nos pontos de venda)? Cuidado para não encharcá-la de uma vez: regue com cuidado e deixe a água escorrer, pois é comum elas sofrerem choque e “murcharem” os botões ou as flores.

3- A folha da base da orquídea tende a ficar amarela e cair. Isso é normal e faz parte do ciclo.

4- Se você cortar a haste na base, sua orquídea vai demorar mais para dar uma nova florada, mas ela tende a ser mais “cheia” que uma florada de uma haste “já existente” – desde que você mantenha os cuidados e a fertilização.

5- O óleo de neem é um ótimo inseticida, antifúngico e antiviral que ajuda a combater as pragas das orquídeas… mas não deve ser visto como “milagroso”. Siga as instruções da embalagem!

6-  O carvão de churrasco pode ser usado como substrato, mas muita gente comete dois erros: utiliza o carvão queimado, o que não pode (ele precisa estar novinho); ou coloca pedaços grandes de carvão, e o ideal é que ele esteja em pedaços menores.

7- Aquela receita caseira da sua vizinha não funcionou na sua orquídea? Ou aquela dica “infalível” do influenciador não deu certo? Orquídeas são sensíveis e diversos fatores, incluindo temperatura e incidência de luz, então uma medida com outra planta pode não funcionar na outra. Por isso é importante estar atento às orquídeas no dia a dia – e suas respostas às medidas tomadas.

8- Phalaenopsis não gosta de sol, mas isso não significa que a mesma regra se aplica para todas as orquídeas. A Dendrobium costuma gostar de bastante sol, e a Cymbidium é mais resistente a regas, secas e sol mais intenso, por exemplo.

9- O fertilizante NPK contém nitrogênio, fósforo e potássio. As letras correspondem ao símbolo dos nutrientes na tabela periódica: o fósforo vem do latim “phosphorus” e o potássio vem do grego “kalium”.