Dicas básicas

Como cultivar a orquídea borboleta?

Vai cultivar a orquídea borboleta? Conhecida pelo nome oficial de Phalaenopsis, a orquídea borboleta é chamada assim pela semelhança com uma borboleta de asas abertas.

Como recebemos inúmeras perguntas sobre cuidados, que tal ver as nossas dicas para cultivar a orquídea borboleta?

Abaixo, você confere uma reunião das dicas e orientações mais importantes que temos:

1- Mantenha a orquídea em local sombreado, ou seja, com luz indireta e evitando sol direto. Isso protege as folhas delicada. Para cultivar a orquídea borboleta, mantenha a flor no ambiente mais fresco e arejado da casa.

2- Regue a orquídea quando substrato estiver seco. Faça isso sem encharcar as raízes, deixando a água escorrer! Sempre! Ah, e você pode reduzir ou aumentar a frequência das regas, mas sempre conferindo o estado do substrato.

3- Use fertilizante específico para orquídeas! Se quiser cultivar a orquídea borboleta de forma a ter flores frequentemente, aplique mensalmente o fertilizante. Sugerimos as opções NPK 10-10-10 ou NPK 20-20-20, mas há outros disponíveis. Se for um fertilizante concentrado, dilua conforme instruções no rótulo.

4- Durante o período mais seco (geralmente no inverno, em boa parte do país), mantenha a planta em ambiente com mais umidade ou aumente um pouco as regas.

7- Você pode trocar a orquídea de vaso a cada 2 anos, mais ou menos, sempre usando um substrato específico para orquídeas. Ele pode ser a casca de pinus, chips de coco, carvão vegetal, musgo esfagno (que acumula mais umidade), entre outros. A razão para troca de vaso deve ser em caso de raízes muito apertadas após o crescimento, ou substrato “fedido” e apodrecendo.

8- Se houver ressecamento das folhas, vale a pena aplicar óleo de neem como produto antifúngico e contra pragas, caso o ressecamento seja causado por isso.

9- Para cultivar a orquídea borboleta, é preciso entender que esta é uma planta resistente. Se ela tiver alguma praga (pulgões, ácaros e cochonilhas, por exemplo), o certo é aplicar o remédio e esperar, que a planta vai se recuperar! Elas são resilientes e se recuperam com o tempo.

10- Após a floração, corte haste acima do terceiro nó, se quiser que ela dê mais floradas em breve. Assim, ela deve gerar uma haste secundária. Outra opção ao cultivar a orquídea borboleta é cortar toda a haste após a florada, o que vai exigir um tempo maior até a próxima florada, mas certamente vai garantir uma economia da “energia” da planta. 11- Aplique canela em pós nas raízes para fortalecer a orquídea. Os benefícios da canela em pó são: prevenir infecções, cicatrizar feridas, fornecer nutrientes e estimular o crescimento.