Dicas básicas, Rega, Replantio / Vaso
Por que minha orquídea morreu?
Muitas pessoas chegam a chorar ao verem que a orquídea morreu. Sabemos que é sempre uma tristeza quando uma planta se vai, e sempre ficam aquelas perguntas: por quê? O que eu fiz de errado?
Vamos ver o que pode ter acontecido? Assim, você pode aprender e não cometer os mesmos erros na compra da próxima orquídea.
1- Você deixou a orquídea no calor
No verão brasileiro, é muito difícil não passar calor. Mas, infelizmente, o excesso de calor pode ser um problema para a sua orquídea. O ideal, sempre, é que ela fique em um ambiente mais “fresco”. Muitas pessoas tem um quintal ou varanda com telas que esquentam muito ao longo do dia, e que acabam recebendo sol forte em algum momento. A sala e outros espaços podem ser melhores, e ainda evitar excessos de umidade.
2- Você regou demais
Orquídeas Phalaenopsis devem ser regadas de UMA a DUAS vezes por semana, sempre de forma a deixar a água escorrer e não acumular no vaso. Muita gente, acostumada com outras plantas que demandam regas diárias e terra sempre úmida, acabam achando que as orquídeas são iguais.
As Phalaenopsis podem sobreviver até mesmo a vários dias sem rega, embora não seja recomendado deixá-la “com sede demais”.
3- Você deixou no sol
Ainda tem muita gente que acha que a orquídea pode tomar aquele sol forte da tarde, mas NÃO! Portanto, lembre-se de deixa-la em um ambiente interno.
4- Você se esqueceu dela
Tem gente que, ao contrário dos “super regadores”, acaba deixando a orquídea em um canto como se ela não precisasse de cuidado nenhum (e depois se pergunta por que a orquídea morreu). Muita gente, ao ouvir que a orquídea não gosta de muita água, acha que pode molhar com algumas gotinhas de vez em quando. Nada disso! Na hora de regar a orquídea, use bastante água e deixe que ela umedeça todo o vaso e todo o substrato.
5- Você trocou de vaso ou colocou na terra
Sim… ainda tem muita gente que mal recebe uma Phalaenopsis e já a coloca na terra ou em um outro vaso. Primeiro: ela JAMAIS deve ir na terra. Segundo: não faça trocas de vasos durante a florada, pois isso causa um choque na planta, o que geralmente reduz o tempo da florada, mas pode eventualmente matar sua orquídea!
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
Como cuidar da orquídea borboleta no fim do ano
Também conhecida como orquídea borboleta, a orquídea Phalaenopsis é bastante procurada no período de fim de ano, como os meses de novembro e dezembro....
Botânico descobre nova espécie de orquídea
Nova espécie de orquídea: até hoje os cientistas se surpreendem com descobertas de novas plantas. Saiba mais!
Benefícios da folha de louro
Benefícios da folha de louro: a folha de louro pode vir em forma de chá, óleo essencial extraído ou até mesmo estar presente em...