Raiz, Replantio / Vaso

Como cuidar de orquídeas no vaso de plástico

De repente, muitas pessoas começaram a se perguntar como cuidar de orquídeas no vaso de plástico. Essa pergunta é feita porque, infelizmente, muitos ainda acreditam que o melhor caminho para uma orquídea é trocar de vaso. Vasos de cerâmica ou madeira costumam aparecer nos vídeos de orquidófilos e amantes de flores como se fossem a melhor opção.

No entanto, nós do Sítio Kolibri gostaríamos de reforçar: acredite em nosso vaso! Afinal, não apenas é POSSÍVEL criar orquídeas no vaso de plástico, como é ainda melhor!

Venha entender com a gente!

Na verdade, a MELHOR opção é criar orquídeas no vaso de plástico transparente. Sim! Trata-se do vaso ideal para manter a boa saúde das orquídeas Phalaenopsis, pois ele permite a entrada de luz (já que as raízes também fazem fotossíntese), e ainda ajudam a nós, criadores, para que possamos observar suas condições (se a raiz está podre, saudável, fraca, etc).

Utilizar esse tipo de vaso (conhecido como vaso de cultivo) também ajuda muito a observar as condições da raiz antes da rega: se ainda está úmida ou se já está ficando seca – e o ideal é que ela fique bem verdinha dentro do vaso!

Não quer plástico?

Agora, pode ser que a sua Phalaenopsis tenha se desenvolvido muito após a compra, e as raízes estão muito apertadas no vaso de plástico. Pode ser que você sinta necessidade de que elas fiquem mais arejadas, por exemplo! Se isso acontecer, uma boa opção é transferi-la para um vaso suspenso feito de malha ou vime (ou outro material).

Esta opção contribui bastante para a drenagem adequada da água, evitando o acúmulo excessivo e prevenindo apodrecimento, por exemplo, especialmente porque esses vasos permitem a circulação de ar.

Mas não precisa se preocupar. Ao comprar sua orquídea Phalaenopsis, continue cuidando das orquídeas no vaso de plástico, que não tem erro!