Temperatura correta da orquídea: como saber e como cuidar

Você sabe qual a temperatura correta para sua orquídea? Muita gente pode não saber alguns conceitos básicos relacionados à temperatura que uma orquídea pode suportar. Afinal de contas, muito se fala de rega, troca de substrato, replantio, entre tantos outros assuntos, e muitas vezes nos esquecemos da temperatura.

Via de regra, as orquídeas devem viver em um ambiente com média de 25 graus, sendo altamente recomendável que não fiquem em ambientes com menos de 10 graus celcius. Essa seria a “temperatura correta” para a planta. Pensando nisso, decidimos explicar um pouco melhor sobre como cuidar da variação de temperatura para as orquídeas.

 

O mais importante para saber:

Se as folhas estão ficando amareladas ou pretas, saiba que estes são sinais de queimadura, e significam que ela está sofrendo com o calor. As pontas podem ficar de coloração marrom e terão a aparência de secas. Outro fator que indica temperaturas muito altas é a produção de folhas deformadas. Se fizer frio demais, as folhas podem ficar escuras e molengas, e a planta se fragiliza a ponto de ficar suscetível a fungos e bactérias.

 

A temperatura mais amena é fundamental para que uma Orquídea cresça saudável, mas o mais importante é a variação de temperatura. Poucas pessoas sabem, mas a orquídea exposta a uma temperatura constante dificilmente dará flores. O ideal é que ela passe por uma variação de mais de 10 graus celsius ao longo do dia, o que é plenamente possível nas orquídeas que ficam em ambientes externos, ainda mais se não fizer muito frio durante a noite, como no inverno em cidades da região sul do Brasil. No entanto, orquídeas dentro de casa podem não viver essa variação de temperatura.

 

O que fazer?

O ideal é que você preste atenção na variação da temperatura. Se vai fazer muito frio na madrugada, leve as orquídeas para dentro de casa no período da noite. Se for fazer muito calor dentro da casa, então procure deixá-la em um local aberto (com cobertura) e com circulação de ar, sem ter medo de utilizar um ventilador para facilitar a formação de uma brisa refrescante para a sua plantinha!

2- Coisas que um orquidófilo deveria fazer – mas não sabe (artigo mais inspiracional)

palavra-chave: orquidófilo deveria fazer

Meta-descrição: O que um orquidófilo deveria fazer? Ser apaixonado por orquídeas passa por muito mais do que apenas cuidar das plantas!