Curiosidades, Gerais da espécie
11 curiosidades que você não sabia sobre flores de orquídeas
O que você sabe sobre as flores de orquídeas? Aposto que muita coisa, né? Mas com certeza não sabe de tudo sobre as orquídeas. Afinal, é uma família de plantas enorme, cheia de mistérios e informações.
Por isso, aprenda 11 curiosidades sobre flores de orquídeas, tanto Phalaenopsis quanto as outras primas da sua planta preferida!
1- Especialistas descobrem cerca de 20 novas espécies de orquídeas todos os anos! Afinal, são muitas espécies escondidas nas florestas!
2- Além de estimarem espécies novas ainda não encontradas na natureza, os criadores de orquídeas desenvolvem cerca de 150 mil flores híbridas todo ano!
3- Os dinossauros conheceram as orquídeas: um fóssil de uma planta da família Orchidaceae foi encontrado na República Dominicana… e ele tem 80 milhões de anos
4- Agradeça à ciência: graças a avanços tecnológicos as orquídeas se tornaram financeiramente acessíveis no mundo todo. Antes, chegavam a ter preços mais “exclusivos”.
5- As Phalaenopsis são as orquídeas mais populares, e disso ninguém duvida! Na Europa, elas estão entre as mais vendidas, sendo a mais popular por anos seguidos no Reino Unido, segundo a FPA – Flowers and Plants Association!
6- Diferente das rosas, por exemplo, é difícil desidratar (ou secar) as flores de orquídeas! Elas exigem um processo mais lento, e geralmente perdem a cor original.
7- As orquídeas sempre tiveram uma aura de sensualidade. O nome Orquídea vem do grego “órkhis”, que significa testículo, e “eidos”, que significa formato. Isso porque a primeira orquídea descoberta por eles foi a do gênero “Orchis”, que produz dois tubérculos. Mesmo que as outras não façam isso, continuam sendo referidas pela “sensualidade”.
8- A maioria das flores de orquídeas não são comestíveis porque possuem alcaloides extremamente amargos para o nosso paladar. Mas existem algumas plantas que são usadas para decorar pratos… e também não podemos esquecer da Vanilla, uma espécie de orquídea que resultou em um dos mais famosos aromatizantes, a baunilha!
9- Diversas orquídeas tem formatos de insetos como forma de serem polinizadas: elas atraem as mariposas (ou outros insetos em caso de espécies diferentes), que acreditam estar acasalando, e acabam promovendo a polinização. É o caso da relação entre a orquídea abelha e o inseto que lhe deu nome!
10- Na natureza, a extinção de insetos pode levar à extinção das orquídeas. Nenhum outro animal é capaz de promover a polinização.
11- Algumas orquídeas são parasitas, sim! É claro que a maioria das espécies de orquídeas é formada por plantas epífitas, ou seja, vivem nas árvores mas não atrapalham o funcionamento delas! Mas existem pelo menos duas que podem ser consideradas parasitas: a Lecanorchis tabugawaensis, descoberta recentemente, e a Neottia nidus-avis (também chamada de “bird’s nest orchid”, ou orquídea ninho de pássaro) são parasitas de fungos, roubando deles os nutrientes de que precisam para viver!
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
Benefícios da folha de louro
Benefícios da folha de louro: a folha de louro pode vir em forma de chá, óleo essencial extraído ou até mesmo estar presente em...
Folha de louro debaixo do travesseiro? Entenda:
Recentemente, muitas pessoas passaram a colocar a folha de louro debaixo do travesseiro. Saiba mais e entenda por quê:
Tudo que você precisa saber sobre o louro!
Você já deve ter ouvido falar sobre a folha de louro, certo? Esta incrível planta vai muito além daquele toque final no feijão. SAIBA...