Curiosidades

5 de junho, Dia do Meio Ambiente: medidas que você pode tomar agora!

O dia 5 de junho é o Dia do Meio Ambiente. A data foi criada para conscientizar a todos sobre a importância de proteger o nosso planeta. Sabemos que o modelo da nossa sociedade pode gerar diversos problemas na natureza, incluindo poluição, desmatamento, degradação da biodiversidade, entre outros problemas que contribuem para o aquecimento global, a emergência climática e a redução do potencial produtivo em todo o mundo.

Por isso, é fundamental relembrar a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, que foi criado pelas Nações Unidas justamente com esse fim: gerar mudanças gradativas.

É claro que a maioria das mudanças deve vir por parte dos líderes e governantes, que devem estar comprometidos com o tema e com as medidas necessárias de forma a impactar o máximo possível de pessoas.

No entanto, sempre vale destacar que cada um de nós pode fazer toda a diferença. Assim, vamos tratar de algumas medidas que nós, amantes de orquídeas, podemos tomar no nosso dia a dia para contribuir com meio ambiente.

Vem com a gente!

1- Descartar o vaso de plástico para reciclagem

Vai trocar sua orquídea de vaso? Lembre-se que os vasos transparentes são feitos de plástico e, portanto, podem ser reciclados! Então limpe-o da melhor forma que puder e separe-o nas lixeiras e locais adequados para a coleta seletiva. Em algumas cidades, a coleta seletiva é feita nos bairros. Se não for o seu caso, procure a instituição onde você pode fazer o descarte corretamente.

2- Reutilizar isopor como substrato

Você usou uma embalagem de isopor, seja uma marmita ou um utensílio para manter a temperatura refrigerada? Pois saiba que uma das formas de reaproveitar o isopor é cortando em pedacinhos para acrescentar aos vasos maiores de orquídeas. Sabemos que nem todo mundo utiliza isopor como substrato, mas isso é possível, pois ele garante um ambiente arejado para as raízes das epífitas, ainda mais quando associados às cascas de pinus e outros substratos.

Se você não é da turma do substrato com isopor, então descarte-o como material reciclável, pois ele pode ser reutilizado!

3- Presentear com flores

Permita-nos “puxar sardinha para o nosso lado”! A ideia de dar flores de presente pode ser uma grande aliada do meio ambiente. Sabe aquele amigo a quem você daria um utensílio “inútil” ou um item que custou energia e recursos para ser produzido? Pois saiba que a produção de flores é muito mais amigável ao meio ambiente, evitando o uso de elementos industrializados. Por isso, dar flores de presente pode ser uma medida mais interessante do que dar produtos que podem se torna apenas “lixo” daqui a alguns anos na casa do seu amigo!

4- Fazer uma cisterna para água da chuva

Regar flores com água da chuva pode ser uma ótima ideia, pois a água da chuva não tem o cloro que é acrescentado à água trata pelo sistema de saneamento das cidades. Então, que tal criar uma cisterna de água da chuva na sua casa? Mesmo nos menores espaços, é possível adquirir sistemas que coletam água das calhas. Só de economizar a água da rega das flores do sistema, você já faz sua parte de forma considerável ao meio ambiente… além de ajudar a deixar suas flores mais bonitas.

5- Comprar frutas da estação

A produção de frutas fora da estação costuma trazer alguns malefícios ao meio ambiente, como o uso de agrotóxicos que fazem mal ao lençol freático, além de diversos problemas no uso da terra. Quem quer proteger e respeitar o meio ambiente deve saber que o melhor é consumir as frutas (e leguminosas) conforme a estação adequada. Converse com os feirantes e produtores locais, e dê preferência ao que está “saindo mais”. Assim você evita consumir mangas em julho ou morangos em janeiro, por exemplo, quando essas frutas não se desenvolveriam naturalmente.

6- Reutilizar garrafas como vasos

Usou uma garrafa pet e está precisando de um novo vaso para sua orquídea, suculenta ou mudinha? Então corte a garrafa no meio, perfure o fundo para garantir a vazão, e voilá: temos mais um vaso! Usar a criatividade para plantar mudas e outras plantas sempre será uma boa ideia. Aliás, reutilizar utensílios e elementos que iriam para o lixo sempre será uma ação importante para o meio ambiente.

7- Comprar de produtores que valorizam o meio ambiente

Aqui no Sítio Kolibri, temos as mais diversas ações de sustentabilidade para contribuir com o meio ambiente. Desde as caixas com menos tinta e mais fáceis de reciclar, até a caldeira movida a cavaco de eucalipto, passando pelos tanques de água da chuva e as placas de energia solar, temos inúmeras iniciativas que contribuem com o meio ambiente.

Felizmente, não somos só nós! Existem muitos produtores das mais diversas áreas que contribuem para o meio ambiente. Portanto, cabe a cada um de nós, consumidores, pesquisar sobre as marcas que consumimos para estimular aquelas que fazem a sua parte!