5 vantagens das orquídeas Phalaenopsis – comparado com outras plantas

vantagens das orquídeas - várias orquídeas vistas de perto

Você vai ouvir de tudo: há quem reclame de orquídeas e insista em ter apenas outros tipos de plantas. Nessas horas, será que você tem na ponta da língua as vantagens das orquídeas Phalaenopsis?

Afinal de contas, o que não falta é gente comprando variadas espécies de plantas, julgando que são mais fáceis… o que não é verdade! É claro que o seu jardim merece variedades de flores e plantas, e cada uma tem seus pontos positivos e negativos. Confira, então, as vantagens das orquídeas Phalaenopsis!

 

1- Rega espaçada

Tem planta que só se sai bem quando regada sempre. Ou então, precisa ficar de olho em como ela reage à secura do ar. Além disso, tem vaso de terra que acumula água e você nem percebe. No caso das orquídeas, a rega pode ser vista como uma vantagem: uma vez por semana, com direito a escorrer bastante a água para não acumular. E pronto: aí é só esquecer um pouco dela.

 

2- Adaptação à luz

Tem planta muito sensível a qualquer mudança de luz. Ou é muita, ou é pouca, ou a mudança é drástica. As orquídeas tem a exigência de não gostar do sol direto, ainda mais o sol forte (aquele pôr-do-sol que bate na janela não costuma fazer mal). E só. Elas costumam se adequar bastante conforme a luz, sendo que algumas se adaptam bem até mesmo em ambientes um pouco menos iluminados, especialmente quando floridas! Às vezes você precisa dar mais luz para a próxima florada, mas nada que exija mudanças de lá pra cá na casa, como algumas espécies mais sensíveis.

 

3- Resistência

Esqueceu de regar a planta? Perdeu alguns dias no processo? Pois é… algumas plantas morrem e ficam secas, mas as Phalaenopsis conseguem resistir um pouco mais em caso de esquecimento. Aliás, é só comprar aquele belo vaso de Phalaenopsis para se surpreender com a resistência da planta! Não tem frio, calor ou tempo nublado que tire a beleza dela – desde que não sejam acontecimentos exagerados, é claro!

 

4- Não precisa de terra

O substrato está entre as principais vantagens das orquídeas Phalaenopsis. Afinal, quando você vai trocar de vaso, mexer nele ou até mesmo em caso de algum acidente com queda, fica muito mais fácil manusear o substrato, que é seco e com pedacinhos de cascas de pinus (ou outros), do que a terra comum da maioria das plantas. Suja menos em baixo das unhas, e é mais fácil até mesmo para aplicar adubos, já que a água vai escorrer pelos vãos!

 

5- Não tem cheiro

Por fim, uma vantagem importante das Phalaenopsis: a ausência de cheiro. É claro que muita gente adora cheirar alguns tipos de plantas, mas também existem muitas pessoas com alergias ao cheiro que as flores exalam. A ausência de odor faz com que as Phalaenopsis sejam excelentes para dar de presentes a pessoas alérgicas, ou então para ter em casa e evitar situações desagradáveis com visitas de narizes mais sensíveis.