Absorção de Nutrientes, Anatomia e Botânica
Orquídeas Phalaenopsis: curiosidades que você precisa saber
Sempre que falamos sobre as orquídeas Phalaenopsis, existem algumas curiosidades que pouca gente sabe!
Por isso, decidimos listar algumas informações mais técnicas sobre elas, para que você saiba fique com mais informações sobre essa verdadeira paixão.
1- Elas têm uma genética complexa
As orquídeas Phalaenopsis possuem uma variação genética bastante complexa, o que permite alta variabilidade. É por isso que elas contam com muita diversidade de formas, cores e tamanhos, que são vistos tanto em processos de hibridização natural quanto artificial.
2- A anatomia das flores tem uma função
As flores das Phalaenopsis são estruturalmente adaptadas para a polinização por mariposas. As corolas (ou pétalas) são alongadas para parecer asas de mariposas. E a estrutura chamada labelo (a parte de baixo que se parece com uma “pá”) serve como plataforma de pouso para os polinizadores. Essas características foram a adaptação evolutiva da flor que permitiram o sucesso reprodutivo da planta.
3 – Necessita de nutrientes da floresta
A Phalaenopsis é uma orquídea epífita, ou seja, ela cresce em cima de outras plantas, geralmente árvores. Na natureza, elas retiram nutrientes especialmente do ar e de detritos que se acumulam ao redor. É por isso que, em casa, a fertilização se faz necessária: para garantir a chegada de nutrientes. E o substrato de cascas de pinus é um “faz de conta” da casca de uma árvore.
4 – Ela precisa de fungos para crescer
As sementes das Phalaenopsis são muito pequenas e não possuem tecidos nutritivos para a germinação. Para que isso ocorra, as orquídeas dependem da ação de fungos micorrízicos para obter os nutrientes necessários durante a fase inicial de crescimento. É por isso que esse processo é feito principalmente em laboratório!
5 – Atua contra a poluição do ar
A orquídea Phalaenopsis é conhecida por sua capacidade de melhorar a qualidade do ar em ambientes internos. Sabe por quê? Porque suas folhas absorvem substâncias químicas nocivas, como o formaldeído (também conhecido como formol e presente até mesmo em alguns tipos de plástico e muito comum no ar em pequenas quantidades) e o benzeno (super comum no dia a dia, encontrado no fumo de cigarro, gasolina, colas, adesivos, produtos de limpeza e decapantes). Isso faz com que a Phalaenopsis ajude a purificar o ar em espaços fechados.
6 – Flores com longa vida
Você já reparou que as flores das Phalaenopsis têm uma longa duração em comparação com outras orquídeas – e outras espécies de flores. É uma característica dela: permanecer aberta e pujante por diversas semanas. É por isso que aumenta o custo-benefício dela!
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
Como cuidar da orquídea borboleta no fim do ano
Também conhecida como orquídea borboleta, a orquídea Phalaenopsis é bastante procurada no período de fim de ano, como os meses de novembro e dezembro....
Botânico descobre nova espécie de orquídea
Nova espécie de orquídea: até hoje os cientistas se surpreendem com descobertas de novas plantas. Saiba mais!
Benefícios da folha de louro
Benefícios da folha de louro: a folha de louro pode vir em forma de chá, óleo essencial extraído ou até mesmo estar presente em...