Bem Estar, Curiosidades
5 aprendizados que você pode ter com sua orquídea!
Que aprendizados você já teve com uma orquídea? Cuidar de uma planta, somente? Ou elas te ensinam algo que vai além? O que é que uma pessoa pode aprender quando tem um, dois ou mais vasos de plantas em casa e se dedica a cuidar deles? E quanto às orquídeas, mais especificamente, quais características delas que se diferenciam das outras plantas?
Este texto busca explicar um pouco mais sobre alguns aprendizados que uma pessoa pode ter com a orquídea. A ideia é que você possa tomar para si esses aprendizados e leva-los adiante. Olha só:
1- A natureza sabe das coisas
Quando se cuida de uma orquídea, um dos aprendizados mais rápidos que podemos ter é o de que a natureza sabe seguir seu rumo. Isso porque uma orquídea, após a florada, “decide sozinha” o que fará em seguida. Algumas delas voltam a florir na mesma haste, outras secam a haste e criam outras. Algumas secam completamente e brotam “keikis”, que funcionam como orquídeas bebês. E ela segue o desenvolvimento dela com sua própria “personalidade”, sendo que tudo o que temos que fazer é aceita-la. Nessas horas, aprendemos que devemos respeitar as decisões da natureza.
2- Companhia e carinho é fundamental
Quem cuida de plantas acaba se tornando amigo delas. Elas passam a ser muito mais do que apenas uma planta, mas fazem parte do lar e se tornam quase que companheiras do dia a dia. Para quem se sente triste ou passa muito tempo sozinho, as plantas ensinam que o processo de cuidar e dar carinho é fundamental para uma vida feliz.
3- Atenção e observação diária exige calma
Não adianta ter pressa. Se você cuida de uma orquídea, vai precisar entender o tempo dela para florir, para se recuperar de algum choque, ou até mesmo para o nascimento de uma nova florada. E como o cuidado é quase diário, essas plantas nos ensinam a ter calma e a entender que as coisas acontecem no seu tempo.
4- O tempo é um grande remédio
Se as coisas acontecem, muitas vezes, de forma lenta, ao mesmo tempo sabemos que o tempo é remédio para muita coisa. Uma ferida na planta, a falta de força para crescer e até mesmo algumas pragas necessitam essencialmente de tempo para serem resolvidos. E assim como nas plantas, a vida também exige que se dê tempo ao tempo para conseguirmos cicatrizar as feridas. Um grande ensinamento!
5- Tudo passa
Não importa o quanto as flores são lindas, um dia elas vão cair. E não importa o quanto o tempo seco está atrapalhando a orquídea: um dia vai chover! Tanto as coisas boas quanto as ruins passam, e as coisas são cíclicas, e as flores voltam, mas também murcharão. Por isso, conseguimos absorver para sempre este ensinamento: tudo passa, e é isso que faz das flores – e da vida – tão especiais!
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
Presente de amigo secreto: orquídea!
DICA: Você já pensou em dar orquídeas de presente de amigo secreto? No fim do ano, nossa vida fica preenchida com eventos de confraternização.
Orquídea borboleta azul: um pouco da história
A orquídea borboleta azul é uma orquídea Phalaenopsis que passou por um processo de tingimento. Saiba mais sobre ela!
Como cultivar a orquídea borboleta?
Vai cultivar a orquídea borboleta? Conhecida pelo nome oficial de Phalaenopsis, a orquídea borboleta é chamada assim. VEJA DICAS: