Como cuidar de orquídeas com as crianças

O Dia das Crianças está chegando, e com ele vem aquela vontade de se divertir com elas! Aposto que você já pensou em mil brincadeiras e formas de ocupar a mente e o dia dos pequenos, né?

Pois saiba que cuidar de plantas e flores pode ser um ótimo passatempo, e ainda muito educativo: elas aprendem a ter mais contato com a natureza e entendem como funciona o tempo e a absorção de nutrientes das plantas.

Mas, será que devemos deixar as crianças cuidar das plantas sozinhas? Provavelmente não, especialmente se elas forem pequenas demais. Para compreender um pouco mais, entenda na nossa lista.

 

Como cuidar de orquídeas com as crianças:

 

1- Convide-as para admirarem as flores

Sempre que as flores estiverem brotando, chame os pequenos e mostre como o botão se abre. Transforme o surgimento de novas folhas, pétalas e hastes em um pequeno acontecimento do dia. Isso gera a vontade de cuidar as flores e conecta os pequenos com elas!

 

2- Chame-as para pequenos ajustes

Sempre que for trocar uma orquídea de vaso ou cortar uma haste, por exemplo, chame seus filhos (ou sobrinhos, ou netos…) e peça ajuda dele. É claro que você não deve deixá-los manusear uma tesoura, por exemplo, mas eles podem jogar as hastes, ou então ajudar a segurar o vaso, por exemplo!

 

3- Mostre como regar!

As crianças geralmente adoram espirrar água do borrifador! Então nada melhor do que contar com elas para colocar água nas suas orquídeas! Mostre a elas por que não devem acumular água nos pratinhos e cachepôs, e alerte para a diferença de plantas mais saudáveis para as que estiverem com manchas ou raízes mais fracas, por exemplo!

Orquídeas Phalaenopsis e uma pés em uma rede ao lado: são os pés de um adulto e uma criança

 

4- Inclua as orquídeas na aula de biologia

Se os filhos, sobrinhos e netos já estão estudando sobre plantas na escola, você pode mostrar como as orquídeas obtém nutrientes das águas (note aquela pontinha verde na raiz), como elas se mantém verdes sem o sol direto (as folhas são mais grossas do que as das árvores, por exemplo), entre outros detalhes.

 

5- Transforme em rotina

Uma das coisas mais importantes para educar os pequenos é trabalhar com a rotina. Não basta molhar as plantas quando der vontade, ou fazer algo apenas uma vez: o que vai mostrar às crianças como as flores se desenvolvem, e aumentar a valorização da natureza, é tornar esses cuidados frequentes, para que elas vejam o crescimento das plantas. Além disso, no caso de alguma planta ficar doente, eles ainda aprendem a lidar com a frustração. É possível transformar os cuidados em um hábito sem que se tornem uma tarefa desgastante – afinal, é só algumas vezes por mês.