Bem Estar, Cores e significado

Setembro Amarelo: você não está sozinho!

O mês de Setembro é marcado por uma campanha que ganha cada vez mais força e merece destaque: a campanha Setembro Amarelo. Acredite: ela tem tudo a ver com as flores e orquídeas! Vamos entender melhor?

O que é a campanha Setembro Amarelo?

Com apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha Setembro Amarelo visa orientar e educar as pessoas no movimento contra o suicídio, combatendo o estigma que a depressão e outros problemas têm na sociedade. O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

A campanha traz dados, números e debates que visam mostrar como as pessoas que pensam em tirar a própria vida não estão sozinhas: há mais pessoas que passam por situações semelhantes, e existem diversos profissionais disponíveis para ajudar, por meio de escuta ativa e sem julgamentos.

Abordar um tema como este, que ainda é visto como tabu por tantas pessoas, é fundamental para lutar contra as condições que levam as pessoas a cogitar essa possibilidade.

Como surgiu o Setembro Amarelo?

A campanha Setembro Amarelo surgiu a partir de um caso nos Estados Unidos. Após a morte do jovem Mike Emme, que cometeu suicídio aos 17 anos, sua família passou a distribuir cartões amarrados a fitas amarelas para as pessoas durante o velório. O motivo? É que Mike tinha um Mustang amarelo!

A ideia desencadeou campanhas que mantiveram a ideia da fita amarela.

Números e dados importantes:

De acordo com a OMS, em 2019 ocorreram 700 mil suicídios no mundo todo. Considerando os casos subnotificados, estima-se que o número de suicídios cometidos em todo o mundo alcance 1 milhão por ano, em média. No Brasil, as estimativas são de 14 mil por ano, o que representa 38 pessoas por dia.

Ainda conforme a entidade, sabe-se que praticamente 100% dos casos estão atrelados a questões de saúde mental, muitas delas que nem mesmo foram diagnosticadas antes.

O suicídio é um caso de saúde pública, pois leva ais pessoas à morte do que doenças como malária, câncer de mama ou HIV, e até mesmo guerras e mortes violentas.

Como as orquídeas podem ajudar?

As orquídeas vêm em todas as cores, incluindo as amarelas, que podem ser usadas como símbolo para a campanha Setembro Amarelo. Mas, é MUITO MAIS DO QUE ISSO!

Dar flores de presente é uma forma de demonstrar carinho e amor pelas pessoas, o que ajuda no combate à depressão e outras questões de saúde mental. Além disso, considerando que a taxa de suicídio entre homens é mais que o dobro da taxa para mulheres, as flores podem ser ótimos instrumentos para lutar contra a masculinidade tóxica e outros estigmas sociais que levam os homens a reprimirem ainda mais suas emoções.

No Brasil, existe o Centro de Valorização da Vida (CVV) – associação sem fins lucrativos que oferece apoio emocional como prevenção ao suicídio. Se você precisa de ajuda ou conhece alguém que precisa, ligue para o número 188 ou acesse o site cvv.org.br.