5 curiosidades sobre como as Orquídeas ficaram famosas

como as orquídeas ficaram famosas: Entenda como essas espécies se tornaram as queridinhas dos jardins no mundo todo

Durante muitos anos, as orquídeas era flores luxuosas. Devido à dificuldade de cultivá-las e plantar suas sementes, no início elas eram raras e vistas como peças de colecionadores. Hoje, no entanto, elas estão acessíveis e todo mundo pode ter um vaso em casa!

Mas como será  que as orquídeas ficaram famosas? O caminho para essa fama e facilidade no cultivo se deu a um processo demorado e longo, no qual vários pesquisadores foram descobrindo, aos poucos, os segredos das plantas. Descobrimos algumas curiosidades que podem ser interessantes!

 

1- Desbravadores

Quando as orquídeas eram raras e pouco se sabia sobre o seu cultivo, muitas pessoas ricas chegavam a pagar para que “caçadores” encontrassem espécies raras e as levassem a seus jardins. Foi daí que surgiu a ideia do “desbravador em busca de orquídeas”, que sobrevive até hoje na ficção!

 

2- Respeito a elas

Devemos muito às Cattleyas! Muito da popularização das orquídeas se deu ao fato de que as plantas do tipo Cattleya sobrevivem longos períodos sem água. Com isso, elas sobreviviam ao demorado transporte dos séculos 16 e 17, e chegavam a ser vendidas na Europa por preços altíssimos, vindas justamente do Brasil.

3- Descobridor

Um dos principais pesquisadores de orquídeas, responsável pela descoberta de como plantar suas sementes, é Lewis Knudson. Foi ele quem descobriu que era necessário ter fungos ao redor das sementes minúsculas de orquídeas para que elas crescessem devidamente – tudo isso na década de 1920! Seu método é utilizado até hoje para plantar orquídeas.

 

4- Como multiplicar

Foi na década de 1960 que o pesquisador Donald Wimber descobriu uma técnica ainda mais fácil de multiplicar orquídeas: foi seu método que originou a reprodução por meristema, que é utilizada hoje em dia em larga escala e, ainda que exija cuidados bem específicos, garante que uma mesma orquídea tenha centenas ou milhares de clones produzidos em pouco tempo. Olha só que interessante essa notícia, publicada em 1964 no The New York Times AQUI.

 

5- O começo de tudo

Foi ao longo dos anos 1970 e 1980 que as orquídeas ficaram famosas e começaram a ser consumidas com facilidade. Os preços baixos ajudaram muito. As Phalaenopsis começaram a ganhar espaço graças a três países: Estados Unidos, Holanda e Taiwan. Ao mesmo tempo em que os americanos buscavam uma espécie que pudesse dar resultados mercadológicos, os holandeses passaram a cultivar as Phalaenopsis e vender como flores de corte, os taiwaneses descobriram formas mais rápidas de reproduzir Phalaenopsis e tomaram conta do mercado asiático.

 

Tem um artigo em inglês que conta vários detalhes sobre como as orquídeas ficaram famosas! Veja aqui:  https://www.atlasobscura.com/articles/how-to-start-growing-orchids