Cores e significado, Origem e Histórias

Significados da primavera

Todos os anos, a primavera se inicia entre os dias 22 e 23 de setembro! A estação das flores, que marca a volta gradativa de dias mais quentes até o verão, é marcada por uma retomada de hábitos diferentes, dias mais longos e renovações de energia!

Desde os primórdios da civilização, as pessoas veem o período chegar e encontram simbologias e elementos da natureza para celebrar e desenvolver tradições.

Confira algumas das tradições, significados e simbologias da primavera!

Ostara

Entre os antigos povos celtas e anglo-saxões, a celebração de Ostara trouxe influências a diversas outras culturas. É o nome do equinócio de primavera (um dos dias do ano em que o tempo de sol e de noite é igual), e começou a ser realizado para celebrar a chegada do sol e dos dias mais claros. Na agricultura, o período marca o início do plantio das sementes e seu processo de crescimento. Nas culturas antigas, Ostara é simbolizado pelo momento de união e amor entre a deusa da Lua e o deus Sol, justamente por ser um período de igualdade e equilíbrio entre as forças da Natureza.

Ostara é representada em diversos momentos pela figura do coelho, que mais tarde viria a ser acolhido pelas celebrações da Páscoa (que coincide com a chegada da primavera no hemisfério norte).

Nas relações humanas, a data indica também que é o momento ideal para fortalecer a energia de complementaridade entre homem e mulher.

Mãe Terra

No Xamanismo, celebra-se na primavera a “Mãe Terra”, honrando os espíritos da natureza e abençoando as sementes. As festividades valorizam também as crianças, que representam as sementes do futuro.

Estação do despertar

Nas Américas, em especial aqui no Brasil, os antigos povos indígenas celebram na primavera a “estação do despertar”. A estação é considerada um período em que se enxerga através da ilusão ou chegam novas informações, trazendo clareza para o caos ou confusão.

Assim, a primavera é a estação para romper velhos padrões, renovando os propósitos e preparando um novo ciclo, com mais equilíbrio entre o masculino e o feminino nas pessoas.

Festas Dionisíacas

Na Grécia Antiga, havia muitas festas dedicadas ao deus Dionísio, e a principal era chamada de “Grandes Dionisías”, entre março e abril, celebrando a chegada da primavera no hemisfério norte. As festas, que são consideradas a origem do Carnaval, eram uma espécie de transgressão teatral da sociedade da época, em que pobres se vestiam de ricos, homens se vestiam de mulheres, prostitutas fingiam ser donzelas, e ofensas ao rei eram permitidas (diferentemente do resto do ano). A festa compreendia três dias com consumo de vinho em grandes quantidades, e relações sexuais abertas eram consideradas normais.

Festivais atuais realizados na primavera

Nos dias atuais, existem inúmeras festividades que celebram a chegada da primavera. Na Índia, o Holi Festival ocorre no início da estação e é conhecido como “festival das cores”. Ele celebra a vitória do bem sobre o mal e espalha a felicidade, a união, o perdão e o amor.

No Japão, o Hanami celebra o florescer das cerejeiras. Nesse tempo, as famílias saem ao ar livre e os parques ficam cheios de gente, com direito a iluminação noturna. No mesmo país, o Shibazakura ocorre próximo do Monte Fuji. Nesta celebração, um grande tapete de flores deixa o chão inteiramente rosa, encantando os olhos do público.

Na Austrália, a Floriade reúne pessoas em um enorme jardim, que permite ao público ver muitas flores, mas também apresenta concertos, exposições de arte e atividades recreativas em geral.