Dicas para Presentear

Agosto Lilás: o que é este mês de conscientização?

Estamos em agosto, o mês que ganhou a campanha Agosto Lilás. Trata-se do mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Devido à fundação do Brasil em pilares machistas, a violência doméstica contra a mulher infelizmente se tornou um lugar-comum nos lares do país. Nos últimos anos, diversas batalhas foram vencidas, mas infelizmente isso não significa que estamos no mundo ideal.

Graças à lei Maria da Penha, a justiça brasileira considera como violência contra a mulher uma gama extensa de ações, que incluem:

  • Violência física, como empurrar, chutar e bater;
  • Violência psicológica, incluindo humilhação, insultos, isolamento, ameaças;
  • Violência moral, como calúnias, injúrias, difamação;
  • Opressão, incluindo ações para controlar suas atividades ou invadir sua privacidade;
  • Violência patrimonial, incluindo retenção de dinheiro e proibição de trabalhar.

Qualquer pessoa que desejar denunciar violência contra uma mulher deve discar 180.

As flores têm algum significado?

Todas as flores têm o poder de simbolizar a paz e a luta contra a violência. Historicamente, as flores são utilizadas para combater todo tipo de guerra e situação violenta. No caso da campanha Agosto Lilás, a cor lilás deve ser valorizada. Por isso, escolha opções de flores lilases, como as Phalaenopsis, para enfeitar ações da campanha ou até mesmo presentear pessoas que merecem ser homenageadas nesta luta!

As flores não são apenas enfeites ou elementos descartáveis: elas podem ser catalisadoras de sentimentos e verdadeiros símbolos das lutas das pessoas por causas fundamentais. O poder dos símbolos vai muito além de apenas representar algo: ele comunica e representa uma luta ou um conceito de forma a carregar em si mesmo uma linguagem própria.