Como ensinar as pessoas a cuidar de orquídeas

Então você deu orquídeas de presente para sua mãe, seu amigo, seu chefe? Ofereceu aquele vaso lindo e carregado de flores para pessoas queridas que nunca tiveram uma orquídea antes?

Aposto que muitos estão preocupados e pesquisando como cuidar das orquídeas. Muita gente não sabe que elas não precisam de terra vegetal e acha que é melhor acumular água no cachepô! Então o melhor a fazer é explicar sobre os cuidados de forma paciente, mas sem fazer grandes alardes.

 

Após se certificar de que a pessoa não tem orquídeas, confira como ensinar as pessoas a cuidar de orquídeas!

 

Feira

Fale do vaso

Primeiro, deixe bem claro ao presenteado que não precisa trocar a planta de vaso. Explique que o vaso de plástico é uma ótima ideia para que a raiz também receba luz, e conte sobre os cachepôs como opção de decoração!

 

Explique sobre a rega

Não precisa se preocupar com quantidade de água. Fazer alardes falsos como aqueles que dizem que as orquídeas “não gostam de água” só pode atrapalhar e deixar a pessoa preocupada. Apenas explique a importância de deixar a água escorre. Afinal, a regra básica é apenas esta: não acumular água!

 

Deixe para dar detalhes depois

Não adianta muito dar uma orquídea de presente e sair explicando detalhes. Este não é o momento de contar como você faz para cortar hastes, ou em que circunstâncias as floradas chegam. Você pode até mencionar os adubos, mas sem necessidade de dar detalhes. Apenas diga que, se a pessoa se interessar, você pode passar essas informações depois.

 

Divulgue blogs e outros conteúdos

A paixão por orquídeas naturalmente faz com que as pessoas procurem se informar sobre detalhes dos cuidados. Não adianta querer contar tudo para sua amiga ou listar todos os passos para o seu primo que acabou de ganhar uma orquídea de presente. Uma boa ideia é enviar links de blogs, vídeos e outros conteúdos disponíveis sobre o tema. Se essa pessoa gostar, ela vai procurar mais e tirar dúvidas com você.