Anatomia e Botânica, Curiosidades, Gerais da espécie
Espécies de orquídeas e diferenças entre elas
Quais são as espécies de orquídeas mais procuradas? E quantas espécies de orquídeas existem?
Se você já se perguntou isso, é porque já sabe que as Phalaenopsis, nossa especialidade no sítio Kolibri, não são as únicas orquídeas que existem. Na verdade, a família Orchidaceae, que reúne todas as plantas classificadas com o nome de orquídea, é a maior família de plantas angiospermas (aquelas que dão flores) do mundo. Segundo o World Checklist of Selected Plant Families, existem 26.567 espécies de orquídeas listadas. Muitas, não?
É claro que, com tantas espécies diferentes, é quase impossível conhecer todas elas. E algumas podem ser muito raras. Por isso, decidimos listar as espécies de orquídeas mais comuns em jardins, para que você possa conhecer um pouco sobre elas.
Phalaenopsis
É claro que não poderíamos começar com outro tipo! As Phalaenopsis se destacam por encantar aos olhos de todos os gostos e preferências. O formato de borboleta fez com que elas ganhassem muita atenção como plantas ornamentais. É por isso elas se tornaram as orquídeas mais populares, admiradas até mesmo por quem pouco entende de plantas e flores. As Phalaenopsis se destacam, acima de tudo, por se adequarem facilmente a ambientes fechados, como salas de estar, desde que recebam iluminação solar em abundância. Elas também ganharam o gosto do público por exigirem cuidados razoavelmente simples, ao contrário das necessidades complicadas de muitas outras orquídeas ornamentais.
Orquídea Brassia Verrucosa
Facilmente identificada pelas pétalas finas que lembram um grande aracnídeo, a Brassia Verrucosa surgiu na América Central, prefere climas mais quentes e precisa ser criada na meia-sombra.
Orquídea Chuva de Ouro
Geralmente de coloração amarela com variações em branco, rosa e alaranjado, esta planta é cultivada com facilidade, desde que receba a quantidade certa de sol. Costuma ter floração perene.
Orquídea Mini-chocolate
Famosa por ter pétalas com cor de chocolate, esta espécie pode até tomar um pouco de sol direto, mas deve ser colocada na sombra nos momentos em que o sol é mais forte.
Orquídea Brasileira Maxilaria
Conhecida pelos detalhes das manchas que geralmente estão em todas as pétalas, esta espécie é originária do território brasileiro.
Orquídea Olho-de-boneca
Originária da China, Índia e Malásia, a “olho-de-boneca” exige uma quantidade muito específica de sol, demandando um certo esforço de onde se deve colocar o vaso. Destacam-se pelas cores fortes que apresenta.
Orquídea Cattleya Intermedia
Popular e resistente a amplas variações de temperatura, a Cattleya exige um cuidado grande com o tempo de exposição ao sol: em excesso, pode queimar, mas mesmo assim exige muita luminosidade, podendo tomar sol direto pela manhã.
Orquídea Rodriguezia
Famosa pelo tamanho pequeno e pelas manchas que apresenta em suas pétalas , esta espécie demanda 60% de sombra e exige adubação ou reposição de nutrientes após a florada, comum no outono ou inverno.
Orquídea Cymbidium
Também comum nos jardins, esta espécie de orquídea não consegue dar flores em climas muito quentes, mas se destaca por ter conquistado uma certa popularidade.
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
Como cuidar da orquídea borboleta no fim do ano
Também conhecida como orquídea borboleta, a orquídea Phalaenopsis é bastante procurada no período de fim de ano, como os meses de novembro e dezembro....
Botânico descobre nova espécie de orquídea
Nova espécie de orquídea: até hoje os cientistas se surpreendem com descobertas de novas plantas. Saiba mais!
Benefícios da folha de louro
Benefícios da folha de louro: a folha de louro pode vir em forma de chá, óleo essencial extraído ou até mesmo estar presente em...