Gerais da espécie

Orquídea azul venenosa é mentira. Saiba mais sobre o mito

Por algum motivo, surgiu o mito da orquídea azul venenosa. Sabemos que a orquídea azul é um produto muito buscado pelas pessoas, especialmente em função da sua beleza exótica (já que a flor se torna azul por meio de infusão e a cor dura apenas uma florada). No entanto, surgiu um mito de que ela pode ter veneno.

Então não existe orquídea azul venenosa? NÃO!

A orquídea azul não é venenosa. Mas quais os motivos para o surgimento desse mito? Vamos a algumas possíveis razões:

1- O uso da tinta: talvez algumas pessoas tenham achado que a tinta da orquídea azul é venenosa, o que não é verdade! A tinta utilizada não causa nenhum dano à flor, assim como as tintas para cabelo que usamos nas nossas próprias cabeças!

2- A cor e sua simbologia: embora a cor azul simbolize a tranquilidade e calma, muitas pessoas associam com a ideia de veneno, já que existem alguns animais muito raros na natureza que carregam a cor azul e podem ser venenosos, como sapos e cobras.

3- O desgosto pela orquídea azul: algumas pessoas preferem cores naturais de orquídea, e acabam achando que as orquídeas azuis não são bonitas. Todo mundo tem direito a ter seu gosto pessoal respeitado, e é por isso que existem orquídeas de diferentes cores: para agradar a todos os gostos. E assim como pessoas pintam os cabelos ou fazem mudanças estéticas, as flores podem passar por isso, desde que não sofram.

Se não tem orquídea azul venenosa, então posso comprar sem medo?

Sim! A orquídea azul (e até mesmo de outras espécies, para além das Phalaenopsis) pode ser colocada em casa sem medo. Nem mesmo os gatos que vierem a comer orquídeas vão passar mal com elas! Essa é uma preocupação legitima, visto que muitos gatos podem comer plantas e de fato existem algumas que são tóxicas, mas não é o caso da orquídea!