Conheça a orquídea mais feia do mundo!

Feira

Se você acha que todas as orquídeas são lindas, se prepare para conhecer a orquídea mais feia do mundo! Foi no fim de 2020 que pesquisadores a descobriram em uma pesquisa de campo na famosa ilha de Madagascar, no continente africano.

Mal foi descoberta, e a Gastrodia Agnicellus foi considerada por todos como a orquídea mais feia do mundo. O motivo… digamos… é porque ela de fato nada se parece com as orquídeas que tanto amamos.

Encontrada em meio a folhas na base de uma árvore no país africano, a planta foi descoberta por pesquisadores britânicos do Jardim Botânico Real Kew (RGB Kew), que fica em Londres. Com a aparência de uma carne crua, esta espécie de orquídea passa a maior parte de sua vida debaixo da terra, na base de árvores, e sobe apenas para gerar flores e frutos.

Gastrodia Agnicellus - orquídea mais feia do mundo

Segundo os pesquisadores, há orquídeas com aroma ruim semelhante ao de carne podre, o que é utilizado para atrair insetos que farão a polinização. No entanto, o que os olhos veem o nariz não cheira: a Gastrodia Agnicellus engana a todos ao se mostrar com um aroma “agradável, cítrico e de rosas”, conforme explicou Johan Hermans, pesquisador responsável pela descoberta, conforme indicou a notícia da CNN.

Ainda que a flor feiosa e o caule peludo do qual ela nasce tragam uma aparência de “nojento” a todos nós, sua descoberta é incrível e apenas prova o quanto de espécies de plantas ainda podem ser descobertas neste mundo. Apenas em 2020 o RGB Kew descobriu 156 espécies de plantas e fungos.

Mesmo quando a flor é “feia”, a natureza é linda!

E você? Gostaria de ter um vaso em casa com a orquídea mais feia do mundo?