Gerais da espécie

Por que as orquídeas não gostam de sol?

Você já deve estar careca de saber que as orquídeas não gostam de sol direto. Se você não sabe, não tem problema: agora você está sabendo!

Mas, afinal, por que elas não gostam do sol se as orquídeas, como toda planta, fazem fotossíntese? Essa é uma pergunta que muitas pessoas fazem.

Primeiro de tudo: as orquídeas gostam (e precisam) do sol. Elas só não podem tomar sol direto. Por isso, elas podem ficar em locais internos, mas com certeza vão precisar de bastante luz solar indireta!

Agora, se você quer entender melhor o funcionamento das orquídeas, confira algumas explicações abaixo!

7 inspirações para usar suas orquídeas em casa

Entenda de vez por que as orquídeas não gostam de sol

Assim como todas as plantas, as orquídeas também absorvem água, gás carbônico e luz, misturando tudo e transformando em açúcar, componente que lhe dá energia. Ao longo desse processo, que aprendemos na escola como sendo a fotossíntese, as plantas se dividem em dois grupos: C3 e C4.

Plantas C3 são aquelas que formam, como intermediário do açúcar (antes de terminar o processo), compostos com três carbonos na composição. Nestas plantas, qualquer célula verde da planta realiza a fotossíntese.

Já as plantas C4 formam compostos com quatro carbonos. Nestas plantas, apenas um grupo específico de células faz a fotossíntese, e as outras funcionam como antenas de recepção, e apenas captam a luz.

 

Como as orquídeas são especiais, elas são uma mistura de planta C3 e C4! Isso mesmo: elas possuem todas as células capazes de produzir açúcar, mas somente se a umidade do ambiente for boa. Caso o clima esteja seco, sem muita umidade, as células vão funcionar como C3 de dia e C4 à noite. Se estiver úmido, será sempre C3.

Com isso, os poros das folhas se fecham durante o dia para evitar a perda de água. Então, no período da noite, ela usa o acúmulo de ácidos orgânicos que a luz promove para efetuar a fotossíntese de outra maneira, gastando o açúcar produzido e emitindo CO2. Se estiver bem frio, ela gasta menos ácido, e esse ácido ajuda a promover o crescimento de flores.

 

Assim sendo, as orquídeas acabam se “queimando” com o sol porque todas as suas células são capazes de absorver a luz. A luz indireta ajuda a orquídea a encontrar mais equilíbrio, utilizando essa forma alternada de fotossíntese em caso de tempo seco.

É por isso que as orquídeas se desenvolvem nas densas florestas tropicais na natureza: porque as árvores impedem a passagem direta do sol!

 

 

Saiba mais aqui:

http://orquideassemsegredos.blogspot.com/2016/11/fotossintese-nas-orquideas.html