Cultura e Artes, Curiosidades

Como organizar sua própria exposição de orquídeas!

Exposições de orquídeas e outras flores são o máximo! E ao mesmo tempo que muita gente adora aproveitar a oportunidade para visitar uma exposição ou evento com esta temática, também tem os que reclamam da falta de eventos semelhantes em sua cidade ou região.

Mas aí tivemos uma ideia: que tal organizar o seu próprio evento? Não precisa nem ser algo muito grande: pode ser um encontro de orquidófilos na sua cidade, ou um momento de plantio de mudas. Ou até mesmo uma feira para venda de vasos e arranjos!

Pois é: organizar sua própria exposição de orquídeas pode ser uma ótima forma de reunir pessoas com gostos em comum, desenvolver um projeto próprio, movimentar a sua cidade, e quem sabe até ganhar um dinheiro extra.

 

Então, o que fazer para organizar a própria exposição de orquídeas?

Confira algumas dicas:

 

1- Determine o foco, o objetivo e as regras do evento

Para que será o evento? Apenas para expor as plantas, ou terá cursos e palestras? Será a promoção de plantio de mudas em árvores, ou para venda e troca? Terá apenas Phalaenopsis, todo tipo de orquídea, ou até mesmo mais plantas? Pense em que tipo de pessoas você gostaria de receber: quem já ama orquídea ou quem ainda não conhece, quem sabe tudo dos cuidados ou quem quer aprender, pessoas interessadas mais em jardinagem ou em decoração. É importante ter isso em mente. E também é sempre bom colocar no papel: não precisa ser um documento formal, mas é bom fazer algo que possa ser apresentado às outras pessoas.

 

2- Procure pessoas, apoios e entidades

Agora é a hora de colocar a mão no telefone, sair de casa e buscar apoio. Mais pessoas podem se interessar em te ajudar. Empresas podem aceitar patrocinar ou pelo menos dar algum apoio com infraestrutura. Quem sabe a associação do bairro, algum sindicato ou espaço cultural não aceita receber o evento? O importante é saber o que pedir. Afinal, quando você colocou tudo no papel, certamente definiu o que precisaria para a realização, então é só mostrar para mais gente e mostrar a importância de uma exposição de orquídeas!

 

3- Aproveite a tecnologia!

Use as redes sociais para encontrar pessoas e apoiadores, busque saber o máximo possível na internet, e divulgue a sua exposição de orquídeas (ou evento) nos seus perfis e nos perfis oficiais que você criar do evento. Além disso, você ainda pode utilizar sites de venda de ingressos (se for o caso) como AppTicket, IngressoLivre e Sympla (entre outros). E tem mais: crie um evento no Facebook, mande a programação para as pessoas, monte grupos no Whatsapp… use o máximo das redes sociais para divulgar e conectar ainda mais as pessoas.

 

4- Comece pequeno, mas comece!

Não pense que o primeiro evento que você criar vai ser gigante e atrair milhares de pessoas. É claro que, se você tiver dinheiro para investir e utilizar sua empresa, por exemplo, isso pode ser possível. Mas tente valorizar os pequenos encontros. Se não deu para fazer algo no parque da cidade, faça na sua casa. Se não conseguiu um palestrante que você tanto queria, peça ajuda para um jardineiro experiente ou faça uma roda de conversa com as pessoas, por exemplo. O importante é buscar uma identidade. O resto vai acontecendo com o tempo. Muitos eventos grandes começaram como pequenos encontros.

 

5- Tenha perseverança

Não desista! Você vai ouvir muito “não”. Muita gente vai achar que é bobagem. Outros não darão importância. Mas se você realmente quer fazer acontecer, siga em frente.