5 vantagens de ter orquídeas em casa

Você tem orquídeas na sua casa? Sabe o que elas são capazes de fazer? Existem muitas vantagens em ter orquídeas em casa, especialmente quando estamos em um período de quarentena e distanciamento social. Afinal, não basta dizer que as orquídeas e flores em geral trazem mais alegria para a casa. É preciso provar!

Por isso, decidimos trazer algumas provas das principais vantagens de ter orquídeas em casa. A maioria delas nós podemos ver devido a diferentes pesquisas e estudos. Um deles é o da Sociedade Americana de Ciência da Horticultura, que avaliou os efeitos de plantas em pacientes cirúrgicos.

Entenda as principais vantagens de ter orquídeas em casa:

 

1- Reduz a pressão arterial

Segundo o estudo, pacientes que tiveram plantas nos quartos apresentaram redução na pressão arterial, que geralmente sobe em momentos de estresse e ansiedade. A simples presença delas causa esse tipo de melhoria também em pessoas que não estão doentes.

 

2- Reduz a dor

Por alegrar o ambiente, os pacientes avaliados pelo estudo tiveram menos reclamação de dor. Afinal, os hormônios da felicidade, possivelmente estimulados pelas flores, tendem a agir como analgésicos naturais no corpo.

 

Folhas: regar orquídeas não pode se tornar um bicho de sete cabeças

3- Cuidar delas reduz o estresse

Segundo uma pesquisa no Journal of Physiological Anthropology, a interação ativa com plantas dentro de casa reduz tanto o estresse fisiológico quanto psicológico, em comparação com atividades mentais (como ler um livro, por exemplo). A explicação está no fato de serem elementos da natureza, capazes de reduzir a atividade do sistema nervoso simpático (que é aumentada sob sentimentos negativos).

 

4- Aumenta a capacidade do cérebro

Pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, identificaram que os processos cognitivos de trabalhadores com plantas em seus escritórios eram maiores dos daqueles sem plantas. O mesmo pôde ser visto na capacidade criativa dos profissionais.

 

5- Ajuda a propagar bons sentimentos

Um estudo publicado na revista científica “Evolutionary Psychology” identificou que as flores cultivadas se encaixam em um nicho emocional cujas propriedades sensoriais incentivam emoções humanas positivas. Segundo a pesquisa, da Universidade de Nova Jersey, o sentimento de recompensa gerado por flores presenteadas se propaga entre as pessoas.