7 coisas que aprendemos com as orquídeas na quarentena

Enquanto muitos setores voltam a funcionar, somos obrigados a conviver com uma realidade ainda diferente daquela com a qual estávamos acostumados. Isso significa que continuamos a ficar bastante tempo dentro de casa, e todos aqueles que puderem devem continuar fazendo a famosa quarentena.

Ficar em casa pode não ser fácil para muita gente, mas o fato é que foi um grande aprendizado para muitos. Novas receitas, atividades e pensamentos foram colocados em prática. E cuidar de orquídeas se tornou um hobby importante para muitos que ainda não dominavam a arte de cuidar destas lindas flores.

Por isso, resolvemos listar algumas coisas que aprendemos em casa após cuidar das orquídeas:

 

1- Elas ajudam contra a ansiedade

Quando sentimos ansiedade, é comum precisarmos respirar fundo e ter algo para tirar nossa atenção. Os vasos de orquídea têm o poder de nos afastar dos problemas e, como consequência, ajudam a reduzir o estresse de ficar muito em casa ou enfrentar aqueles problemas que vêm junto com a quarentena.

 

2- Elas são um momento de alegria

Parar por algum momento no dia para reparar no crescimento da haste, regar ou simplesmente admirar as pétalas é uma forma de garantir pequenas alegrias ao longo do dia.

Orquídeas Phalaenopsis em primeiro plano e uma mulher com sua filha ao fundo

3- Orquídeas tiram a gente da rotina

Se você tem várias orquídeas em casa, uma hora vai ter que trocar um vaso de lugar ou cortar uma haste, ou até mesmo tirar um período mais longo para regar tudo e escorrer a água dos vasos. Por isso tudo, as orquídeas ajudam todos nós a sairmos daquela rotina de trabalho e afazeres domésticos.

 

4- Cuidar de orquídeas requer mudança

Quando as flores de uma orquídea murcham, você provavelmente a tira da sala e volta para outra parte da casa. Se você tem vários vasos, com certeza você alterna os vasos floridos conforme eles geram novas floradas, o que garante alternância de cores e de visual para a sua sala. Quando se fala de qualidade de vida, é fundamental fazer pequenas mudanças no dia a dia e no visual da casa para que o cérebro não se habitue às mesmas coisas o tempo todo!

 

5- Elas podem ser feitas em conjunto

Por fim, o ato de regar, adubar, trocar de vasos e até mesmo amarrar orquídeas em árvores pode ser feito em família: que tal chamar os filhos para ajudar, ou a esposa, marido ou parceira para fazer tudo junto? Promover mais interação na família é fundamental em tempos de quarentena!