Orquídeas no bosque: uma inspiração!

De 17 a 19 de maio, diversos voluntários se uniram no Bosque de Londrina para plantar orquídeas nos troncos das árvores. Segundo o jornal Folha de Londrina, a iniciativa foi liderada pelo Rotary Club da cidade, junto com a UEL (Universidade Estadual de Londrina), Tiro de Guerra e a Catedral Metropolitana, com o objetivo de revitalizar o local, junto com outras ações que buscarão reviver o ambiente antes abandonado. Pelo menos duas mil mudas devem ser plantadas no local.

Com isso, a cidade de Londrina se torna um exemplo de como organizações da cidade podem revitalizar o ambiente e tornar espaços mais agradáveis. É interessante notar como a ação ocorreu por meio de uma iniciativa que partiu da população, preocupada com o descaso e o abandono do local. Com isso, a ideia de ter orquídeas no bosque, ou em qualquer outro espaço, como praças e ruas arborizadas, pode ser uma ótima forma de transformar a paisagem.

É por isso que a ideia de ter orquídeas no bosque deve servir de inspiração para que mais pessoas façam isso! E não é preciso ter um bosque na cidade e nem mesmo fazer parcerias muito grandes. Você pode juntar apenas algumas pessoas próximas e promover o plantio de mudas de orquídeas em alguns troncos. Basta amarrar a orquídea com uma corda ou barbante. Faça isso em árvores com uma copa mais cheia, e depois é só ficar de olho. Pode ser na praça perto da sua casa ou até mesmo na rua, logo em frente. As orquídeas são capazes de transformar a cidade aos poucos!

A importância de ter orquídeas e plantas epífitas em praças, bosques e áreas verdes das cidades é que, além de melhorarem a paisagem e tornarem o ambiente mais bonito, elas também atraem mais insetos polinizadores, que terão mais fontes de alimento, e assim ganharão mais capacidade de contribuir com a biodiversidade no ambiente urbano.

Esperamos que este texto te sirva de inspiração!

Aqui no Brasil, fizeram algo bem parecido no Leblon, Rio de Janeiro, confira:

https://sitiokolibri.com.br/ruas-floridas-orquideas-bairro/