Arranjos

2 de setembro: dia do florista!

Está chegando o dia do florista! A data de 2 de setembro foi escolhida para celebrar esta importante profissão, que queremos muito homenagear por aqui!

No mercado de flores, a importância desta profissão é fundamental! É quem está na ponta final da venda das flores. Por isso, vamos entender o que fazem as pessoas com este belo trabalho!

 

O que faz um florista?

Quem tem a profissão de florista pode ser funcionário ou proprietário de uma floricultura, ou então trabalhar como autônomo na decoração de festas e eventos (geralmente em parceria com decoradores e organizadores).

Isso significa que um florista é responsável por tornar as flores e plantas mais agradáveis e bonitas para o consumidor, sendo responsável por arranjos e pela criação de produtos variados que valorizem as flores, como cestas e kits de presente.

Quais as habilidades do florista?

As habilidades mais comuns são a criatividade e sensibilidade para criar arranjos e desenvolver combinações bonitas. Mesmo assim, um bom florista também deve saber lidar com diferentes flores e plantas, assim como entender de tendências e combinações famosas de buquês e outros formatos.

É importante que o florista tenha conhecimentos de estética e cores, o que facilita na organização de kits e composições florais – incluindo grinaldas e até mesmo coroas de flores. Todas essas habilidades podem ser melhoradas ou desenvolvidas em cursos, treinamentos e experiência na área!

 

Como se tornar um florista?

A profissão de florista não requer estudo superior ou formação técnica, e costuma chamar a atenção de jovens com ensino médio completo. No entanto, para exercer a profissão com qualidade, existem cursos (presenciais ou a distância) que ensinam a respeito das técnicas para arranjos, uso de materiais e equipamentos, bem como preparo e conservação das flores.

Quanto mais a pessoa estiver preparada para exercer a profissão, maiores as chances de contratação em empresas do ramo!

 

Valorize!

Por fim, é fundamental compreendermos a importância de valorizar a profissão. Para que as pessoas comprem as flores, os arranjos e vasos devem estar bem conservados, com cores bonitas e armazenamento correto.

Por isso o florista bem preparado é tão importante!

O Sítio Kolibri agradece a todos os floristas.