Linha Laris - Suculentas

5 curiosidades sobre as suculentas!

Elas são duradouras, fáceis de cuidar e trazem a beleza clássica das plantas verdes: são as suculentas! Cada vez mais presentes no dia a dia dos lares do Brasil e do mundo, elas não vão embora tão cedo, graças à facilidade com que podem se desenvolver e aos preços acessíveis com que são encontradas!

Pensando nisso, e considerando nossa nova linha de suculentas e plantas verdes, a Linha LARIS, decidimos comentar algumas curiosidades sobre as suculentas.

 

1- Símbolo de amor duradouro e prosperidade

Por serem plantas que permanecem iguais ao longo do ano todo, as suculentas possuem um símbolo importante na cultura asiática. Elas representam, em alguns países, o amor duradouro e atemporal, já que resistem às estações do ano sem “cair as folhas”, como é comum em alguns desses países. Já em outros países, o símbolo de prosperidade é mais importante: elas representam o dinheiro e a presença de riqueza ao longo do ano todo.

Othonna Capensis - Colar de Rubi

Othonna Capensis – Colar de Rubi

 

2- Proteção contra o sol

Algumas suculentas possuem um “protetor solar” natural, chamado de Cera Epicuticular. Trata-se de uma camada de proteção contra os raios de sol mais intensos. É por isso que algumas suculentas precisam de cuidado ao serem manuseadas: raspar equipamentos em suas folhas pode remover essa camada protetora. Mas ATENÇÃO: não são todas as verdinhas que têm essa camada, e isso não significa que elas devam ser colocadas no “solzão” de qualquer jeito, hein! Muito cuidado com o local onde elas são posicionadas.

 

3- Renovam o ar

A maioria das plantas absorve o oxigênio do ar e libera gás carbônico durante a noite. Nas suculentas, o processo é oposto: ela libera oxigênio durante a noite, deixando para liberar gás carbônico durante o dia. Por isso, as suculentas são perfeitas para ambientes mais fechados com plantas, como escritórios, porque contribuem para a renovação do ar e o “casamento perfeito” com outras espécies.

Plectranthus Prostratus (Boldinho Suculento) e Ceropegia Woodii (Corações Emaranhados)

 

4- Adaptam-se ao espaço

Deixe uma suculenta no vaso pequeno, e você verá que ela não cresce muito. Troque-a de vaso e assista ao desenvolvimento da planta! As suculentas são ótimas para adaptar-se ao ambiente: quando mais espaço para as raízes, mais elas crescem, assim como tendem a ficar mais claras com mais luz e mais escuras em ambientes de sombra.

 

5- Resistentes

Se você regar muito suas suculentas, elas podem morrer, já que preferem ambientes mais secos e regas mais espaçadas. No entanto, caso exagere na água uma vez ou outra, verá que ela “dá conta” de se recuperar. O mesmo pode ser dito da falta de rega: nenhuma planta sobrevive sem água, mas se você der uma “esquecida” na suculenta por um tempo, ela se recupera depois. A mesma coisa ocorre em relação às temperaturas: suculentas não curtem sol demais nem frio demais, mas uns dias de temperaturas intensas dificilmente conseguirão “acabar” com elas. Este é um grande motivo para a popularidade delas: são resilientes dentro do possível!

Schefflera Gold Capella