Corações Emaranhados: tudo sobre como cuidar da Ceropegia Woodii

Como não se apaixonar pela plantinha conhecida como Corações Emaranhados? Com o nome oficial de “Ceropegia Woodii”, esta planta do tipo rasteira e incluída no grupo das suculentas se destaca pelas folhas em forma de coração.

Também conhecida por nomes em inglês como “tangled heart plant”, “sweetheart vine” e “rosary plant”, a planta “Corações Emaranhados” se destaca pela facilidade de cuidar e pelo charme que é capaz de trazer às casas.

Mas o que é a planta Corações Emaranhados? Como cuidar da Ceropegia Woodii? É que vamos aprender agora!

 

Origens africanas

Assim como a maioria das suculentas, a Ceropegia Woodii é originalmente do continente africano, mais especificamente da África do Sul. É uma planta que, na natureza, cresce principalmente em locais baixos, por isso é chamada de “rasteira”. Em casa, se adapta a vasos em locais altos, onde funciona como planta pendente.

 

Bulbos do “rosário”

O termo “rosary vine” foi criado em inglês porque a Corações Emaranhados desenvolve, a cada 5 ou 7 centímetros, um pequeno “bulbo” de onde brotam grupos de “corações”, fazendo com que a planta se assemelhe aos rosários usados para orações.

Muita luz, pouco sol

Na hora de escolher o melhor lugar para o seu vaso de Corações Emaranhados, é importante ter em mente que ela precisa de bastante iluminação, e não se dá bem em ambientes com muita sombra. No entanto, tome cuidado: o sol forte pode queimar as folhas da planta! O sol direto do fim de tarde ou do início da manhã podem ser ótimos, mas durante o sol forte ela precisa estar na sombra.

 

Nada de frio

Em ambientes onde faz frio, como regiões serranas e do sul do Brasil, a Ceropegia Woodii vai preferir ambientes internos – ao menos durante os meses de frio. Por isso é importante estar atento!

Regas espaçadas

Assim como as outras suculentas, a Corações Emaranhados não gosta de solo muito úmido, e tende a ter suas raízes apodrecidas caso vejam água em excesso. O segredo é permitir que a terra fique quase totalmente seca antes de regar. Geralmente uma quantidade pequena de água semanal é suficiente para a Ceropegia Woodii.

 

Fertilizantes?

Se a sua planta Corações Emaranhados estiver precisando de uma “sacudida”, você pode aplicar fertilizantes comuns para plantas caseiras. Procure fazer isso no período da primavera e início do verão, ou seja, entre setembro e dezembro. Evite aplicar fertilizantes no período do inverno, pois é quando ela entra em estado de menor crescimento.

Troca  e rotação de vaso

Atente-se sempre às raízes: quando elas começarem a sair do vaso, é hora de replantar em um espaço maior! Geralmente, após 1 ano e meio, é possível que ela passe a “desejar” um vaso maior. Mesmo assim, evite coloca-la em um ambiente muito maior do que deveria, permitindo que ela cresça gradativamente! A rotação do vaso também é importante para ajudar a planta a crescer de maneira igual, já que ela tende a crescer em direção à luz!

 

Resistência

Por fim, é sempre bom se lembrar de como a Ceropegia Woodii é uma planta resistente e que costuma se adaptar em muitos pontos da casa, tornando-se uma ótima opção de planta pendente.

 

Saiba mais na sessão de produtos do Sítio Kolibri!