5 dicas de como cuidar das suculentas

Então você já tem suculentas na sua casa? A linha Laris, do Sítio Kolibri, está fazendo o maior sucesso, graças aos vasos de Othonna Capensis (Colar de Rubi), Ceropegia Woodii (Corações Emaranhados), Plectranthus Prostratus (Boldinho Suculento) e Senecio Peregrinus (Golfinho).

Como todo mundo já se apaixonou pelas suculentas, que ganham novos fãs diariamente em todo o país, decidimos listar alguns cuidados ou dicas para cuidar melhor das suas plantinhas!

 

Gire o vaso das suculentas

Você vai reparar que a maioria das suculentas cresce em direção ao sol. Por isso, para garantir que o vaso ficará cheio de plantas para todos os lados, certamente você vai querer girar o vaso de vez em quando, especialmente se houver mais sombra de um lado.

 

Coloque no banheiro com cuidado

Suculentas no banheiro são sempre bem-vindas, pois são plantas que deixam o ambiente mais agradável, além de exigir menos regas. No entanto, existem alguns cuidados específicos caso você queira deixar um vasinho de suculentas (independente da espécie) no espaço de tomar banho. O primeiro deles é a vasão de água: faça furinhos no vaso ou deixe-o bem arejado para evitar umidade, já que o vapor da água pode levar muita umidade para uma planta que gosta de solo mais seco. Caso o banheiro tenha menos incidência de luz solar, leve a suculenta para “passear” no ambiente mais iluminado alguns dias da semana, garantindo assim a luz que ela procura!

Othonna Capensis - Colar de Rubi

 

Troque o Vaso

Após um tempo, com o rápido crescimento, as suculentas ocupam todo o espaço do primeiro vaso. Então, quando perceber que ela está apertada demais e sem espaço para crescer as raízes, é só comprar um vaso maior e mais terra, e fazer a transferência com cuidado! Elas adoram vasos de cerâmica!

 

Dê ventilação às flores

Lugares muito abafados podem contribuir para a proliferação de fungos nas suculentas. Por isso é importante deixa-las em espaço ventilado, especialmente quando tiverem flores. Você pode trocar de lugar por um tempo e devolver ao local menos ventilado após elas tomarem um ar!

 

Troque as suculentas de lugar

As suculentas são plantas que gostam de alternar o local da casa, e isso pode ser bom para elas. Como já falamos acima, elas gostam de espaços com mais luz e bem arejados, por isso não há nada melhor que garantir novidade para as suculentas. Como elas sofrem com muito calor, você pode deixá-las em ambiente mais fresco no verão, aí no inverno elas podem ir a um local mais iluminado, conforme os espaços na sua casa!

Othonna Capensis - Colar de Rubi