Linha Laris - Suculentas

Dracena Colorama: tudo sobre como cuidar

Ela é membro de uma família bem famosa! A Dracena Colorama é uma das novidades da linha de produtos LARIS, do Sítio Kolibri, e tem diversas “dracenas” já conhecidas pelo mundo.

Só de ver um vaso desses, já dá vontade de colocar um no canto da sala ou do jardim, não é mesmo? Então se prepare, porque agora é hora de conhecer tudo sobre a Dracena Colorama, essa planta do tipo arbusto que encanta os olhares.

O que você precisa saber sobre a Dracena Colorama:

Cheia de “priminhas”

O gênero botânico Dracena (ou Dracaena) tem cerca de 60 espécies. São diversas plantas com variedades de comportamento e formato, mas que quase sempre tem a mesma característica de plantas pontiagudas. As primas mais conhecidas da Dracena Colorama são a Dracena Fragrans (conhecida popularmente como pau d’água), a Dracena Arbórea e a Dracena Marginata, que fica bem grande, e da qual a Dracena Colorama é essencialmente uma versão adaptada e selecionada para cultivo – característica que recebe o nome de “cultivar”.

Vamos falar sobre como cuidar da Dracena Colorama, e os cuidados com as outras espécies podem variar!

Uma africana famosa

Originária de regiões como Madagascar, Maurício e Moçambique, a Dracena é conhecida pelo nome “Madagascar Dragon Tree”, ou “Árvore Dragão de Madagascar”. O nome foi dado porque a variedade mais comum na ilha africana solta uma resina avermelhada que ficou conhecida como “sangue de dragão”.

Alta, mas nem tanto

A Dracena Colorama pode chegar a cerca de seis metros de altura se for cultivada em ambiente externo, mas dentro de casa ela não passa de 120cm, incluindo seu tronco alongado e as folhas pontudinhas, dando a aparência de uma pequena palmeira em casa.

Rega simples, luz básica

Famosa por ser fácil de cuidar, a Dracena Colorama exige regas semanais: colocar água uma vez por semana é suficiente, e no frio a rega pode ser ainda mais espaçada: a cada duas semanas. Espere o solo ficar seco no topo (calcule 5cm ou dois dedos de medida antes de regar mais). Ah, e claro: o vaso precisa de espaço para drenar a água. E se você quiser a rega perfeita, dê preferência para água captada da chuva ou destilada: o flúor presente na água tratada, que chega pela torneira, pode causar problemas a longo prazo – embora dependa dos níveis usados na sua região.

A temperatura é melhor se for amena, por isso vale a pena mantê-la em ambiente interno! Ainda mais se você considerar que a melhor luz é a luz indireta (desde que o ambiente seja bem iluminado). Se a luz não estiver boa, você verá que a planta vai crescer o caule mais rapidamente, mas gerando poucas folhas novas (é como se ela buscasse mais luz indo para o alto).

Mas aqui vai uma dica importante: a cada dois meses, pode ser uma boa ideia regar a sua “planta dragão” com bastante água, deixando-a escorrer pelo vaso por cerca de 10 minutos: isso pode ajudar a tirar excessos de minerais que podem se acumular ao longo das regas comuns e dos fertilizantes – sobre o qual vamos falar a seguir.

Precisa de fertilizantes?

Para cuidar da sua Dracena Colorama, você pode aplicar fertilizantes ricos em nitrogênio uma vez ao mês durante a primavera e o verão: isso pode contribuir para uma saúde mais firme das folhas, embora não seja necessário seguir um cronograma super rígido: faça quando puder!

Amiga da respiração, mas longe dos pets

A Dracena Colorama pode ser uma ótima parceira do seu nariz e pulmão. É que as folhas da planta são capazes de filtrar alguns poluentes, como benzeno e formaldeído, que são poluentes comuns que saem dos escapamentos dos carros, além do xileno, muito comum em tintas e vernizes.

Entretanto, se as folhas da sua Dracena limpam o ar da sua casa, infelizmente elas devem ficar longe dos pets: se ingeridas, elas podem causar irritação estomacal e vômito em cães e gatos.

A poda é permitida

Pode ser que você passe alguns anos sem sentir a necessidade de podar sua Dracena Colorama. No entanto, se as folhas ficarem muito grandes e “desengonçadas”, ou se surgirem caules secundários que não te atraem, você pode cortar com uma tesoura esterilizada, além de arrancar as folhas mais velhas. Evite fazer cortes retos: deixe um ângulo de 45 graus para que ela se desenvolva de forma mais saudável.

Troca de vaso a cada dois ou três anos

A troca de vasos da sua Dracena Colorama pode ser realizada após alguns anos. Se você achar que ela já está grandinha, você pode adquirir um vaso novo. Ele não deve ser muito maior, já que ela gosta de um espaço mais restrito para as raízes. Procure fazer a troca em períodos mais quentes, e espere um ano para voltar a usar fertilizantes.

Doenças comuns

Infelizmente, toda planta pode ficar dodói. Os problemas mais comuns na Dracena Colorama costumam ser os seguintes: folhas amareladas, cochonilhas e ácaros.

Para combater as folhas amarelas, procure verificar o tipo de amarelado. Se as folhas da base estão amarelando, pode ser excesso de fertilizantes ou minerais. Folhas com manchas amarelas e pálidas que também ficam murchas podem indicar excesso de água no solo.

Para combater as pragas externas, utilize os pesticidas disponíveis!

.

E então?

Que tal uma Dracena Colorama?