Linha Laris - Suculentas
Senecio Peregrinus: como cuidar da suculenta Colar de Golfinhos
Um dos destaques da linha Laris, do Sítio Kolibri, é a Senecio Peregrinus, mais conhecida como “Golfinho” ou “Colar de Golfinhos”. Trata-se de uma planta da família das suculentas, e por isso vem ganhando cada vez mais destaque na casa das pessoas.
Se você comprou ou ganhou um Colar de Golfinhos, é hora de aprender algumas coisas sobre a planta e saber como cuidar dela. Vamos?
1- Mistura de plantas
Assim como a maioria das suculentas, a Senecio Peregrinus tem origens na África. No entanto, ao contrário de outras “primas”, o Colar de Golfinhos é um híbrido, ou seja, resultado do cruzamento de outras plantas encontradas na natureza. Esse cruzamento foi realizado por produtores de plantas, que se encantaram com o nascimento de folhas em formas de bichinhos.
2- Altura X Comprimento
A altura de um Colar de Golfinhos dificilmente ultrapassa os poucos centímetros (geralmente 3 a 5), mas o comprimento chega a ser bem grande: pode ultrapassar um metro de folhas fofinhas de coloração verde-clara. Por isso é uma ótima opção de planta pendente!
3- Sol indireto
Assim como a maioria das suculentas, o Colar de Golfinhos adora sol indireto. Portanto, janelas voltadas para o sul costumam ser locais perfeitos, mas qualquer local sombreado será suficiente. Sol direto? Nem pensar! A Senecio Peregrinus vai secar se tomar sol direto, mas o contrário pode não ser um problema: locais com muita sombra não são perfeitos mas garantem a sobrevivência desta planta!
4- Florezinhas
Quando estiver bem desenvolvida, a Senecio Peregrinus desenvolve flores uma vez ao ano. Suas flores são amarelas e delicadas, e exalam um aroma leve e doce.
5- Cuidado com movimentos bruscos!
Como a Senecio Peregrinus tem ramos delicados que conectam as folhas, as puxadas fortes e os movimentos mais abruptos podem machucar e romper as plantas! É importante ter cuidado.
6- Rega cuidadosa: o segredo é esperar secar!
A melhor forma de regar seu Colar de Golfinhos é esperando a terra secar! Isso é importante porque, como todas as suculentas, essa planta não gosta de muita água. Então, em vez de ficar regando aos poucos, você pode umedecer o solo e deixar para umedecer novamente apenas diante da terra seca. Não é preciso esperar a terra ficar seca demais, mas você verá que as regas serão mais espaçadas ainda durante o inverno. Ah, e não se esqueça: mantenha a planta sempre em vasos com drenagem! O acúmulo de água é tudo que seu Colar de Golfinhos não deseja.
7- Fertilizante: só um pouquinho
Não há necessidade de aplicar fertilizantes na Senecio Peregrinus com muita frequência. Se quiser, aplique uma vez ao ano algum fertilizante que ajude a manter o solo mais próprio para o desenvolvimento da planta. Aqui, vale a recomendação de adubos naturais e orgânicos, ou até mesmo acréscimo de terra nova, mais rica em nutrientes.
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
Presente de amigo secreto: orquídea!
DICA: Você já pensou em dar orquídeas de presente de amigo secreto? No fim do ano, nossa vida fica preenchida com eventos de confraternização.
Orquídea borboleta azul: um pouco da história
A orquídea borboleta azul é uma orquídea Phalaenopsis que passou por um processo de tingimento. Saiba mais sobre ela!
Como cultivar a orquídea borboleta?
Vai cultivar a orquídea borboleta? Conhecida pelo nome oficial de Phalaenopsis, a orquídea borboleta é chamada assim. VEJA DICAS: