Linha Laris - Suculentas
Como cuidar da Dracena para ter força e equilíbrio
A Dracena, conhecida como Dracena-de-Madagascar, está cada vez mais popular nas floriculturas e no paisagismo. No Sítio Kolibri, ela faz parte da nossa linha de plantas verdes! Por isso, decidimos contar um pouco sobre como cuidar desta planta.
De onde vem?
Como diz o nome, a Dracena é originária da região de Madagascar, a grande ilha no leste africano. Ela também pode ser encontrada nas Ilhas Maurício e em Moçambique, por exemplo.
Apesar de ser ideal para ambientes internos, ela também se dá bem em jardins abertos.
O que é importante saber sobre a Dracena:
As folhas longas e finas da Dracena atraem muitas pessoas por darem uma característica tropical e ao mesmo tempo sofisticada ao ambiente. As laterais das folhas têm uma coloração avermelhada, e fazem um formato de roseta. O cause forma a estrutura de uma pequena árvore, e pode se ramificar com o tempo.
A Dracena pode chegar a dois metros de altura, no máximo, mas alcança até cinco metros se estiver plantada em jardim.

A Dracena dá flores?
Sim, ela pode dar flores, mas poucas. As inflorescências da Dracena são pequenas e podem ser de cor branca ou rosa, mas só ocorrem no desenvolvimento pleno em jardim, sendo raras no cultivo interno.
Então a Dracena pode tomar sol?
Sim. Ela pode se desenvolver no sol pleno ou na meia luz, em ambiente interno. Se for para manter em casa, ela vai precisar de um local iluminado.

Como cuidar:
Além de manter a planta em local com bastante luz, será preciso regar semanalmente.
As regras para hidratar a Dracena são: nunca encharque o solo, mas mantenha regas frequentes, de preferência semanais, para que ele esteja sempre úmido. Espere o solo secar um pouco antes de regar novamente.
A Dracena gosta de temperaturas amenas, mas tolera bem os dias frios e também os muito quentes. A temperatura ideal é de 18 a 26 graus, mas não se preocupe tanto com isso. Apenas proteja-a do vento frio e forte demais.
Você pode adubar a Dracena apenas uma vez ao ano com adubos NPK 10-10-10. Ela também pode ser podada para não crescer demais ou para uma direção diferente, apenas removendo as folhas mais baixas e velhas.
A praga mais comum na planta é o fungo. Se a sua ficar doente, procure aplicar antifúngicos, reduza a rega e remover as folhas infectadas.
Por fim, é importante falar sobre o vaso! Se for deixar a planta em um vaso, procure plantá-la em um vaso mais fundo, pois as raízes precisam de espaço para descer.
Blog Kolibri
Acompanhe aqui dicas, recomendações, curiosidades e matérias sobre plantas e orquídeas.
Ações possíveis no “Outubro Rosa”
No mês de outubro, o Brasil realiza uma das campanhas mais importantes para a saúde da mulher: o Outubro Rosa. Veja mais:

5 mitos sobre regas das Phalaenopsis
Mas infelizmente ainda tem muita gente que espalha mitos sobre regas das Phalaenopsis por aí. Vamos ver alguns deles?

5 formas de proteger orquídeas!
Sabemos que uma coisa que podemos fazer é proteger orquídeas, certo? Confira algumas dicas de como fazer isso:
