Adubação

Orquídea: precisa colocar adubo todo mês?

Nas nossas orientações sobre como cuidar das orquídeas, aqui no Sítio Kolibri, sempre sugerimos a adubação mensal das orquídeas. No texto que enviamos aos que perguntam sobre como cuidar, temos o seguinte trecho: “você pode usar adubo 10:10:10 ou 20:20:20 encontrado em floriculturas ou nos setores de jardinagem de grandes supermercados! Pode fazer a adubação uma vez por mês. Mais que isso não é necessário”.

Segundo o site da AOS (American Orchid Society), as orquídeas se dão melhor com uma quantidade pequena de fertilizantes do que uma quantidade muito grande: isso significa que o ideal é aplicar uma quantidade pequena de fertilizantes apenas para que a planta continue absorvendo os nutrientes necessários para se manter.

“Weakly, Weekly”

A expressão em inglês que explica uma forma de adubar orquídeas é o termo “weakly, Weekly”, trocadilho que significa “fracamente, semanalmente”. Ou seja: trata-se de uma forma de adubar muito pouco a orquídea, mas manter essa prática como semanal.

Essa ideia pode ser uma opção, e ajuda a responder à pergunta do título deste texto:

Não precisa colocar adubo todo mês, desde que você não exagere na quantidade, mas não deixe de aplicar o adubo sempre que necessário.

Isso significa que o ideal é lembrar-se de aplicar os fertilizantes quando preciso. Assim sendo, podemos dividir a frequência nas seguintes formas:

1- Semanalmente, se for em quantidade muito pequena: você pode acrescentar aqueles saquinhos de adubo orgânico que liberam nutrientes de forma gradativa a cada rega.

2- Mensalmente, se for para manter um hábito consistente. Prática ideal para quem se esquece ou precisa de uma agenda mais formalizada.

3- Sempre que se lembrar, podendo ser mensalmente, mas podendo pular um mês ou até mesmo aguardar cerca de 45 dias entre uma aplicação e outra. Nesse caso, a quantidade de fertilizante pode ser um pouco maior, sempre acompanhada de uma boa rega para umedecer bem no momento.